Exemplo i o despertador, o banheiro, a cozinha, a mesa. a rua. a escola. o sino, os cumprimentos, os alunos, a chamada, o quadro negro, o livro didático, a conversa, o debate, as provas, as correções, a recuperação, a nota, o sino. a casa. exemplo ii o despertador, o banheiro, a cozinha, a mesa. a rua. a escola. o sino, os cumprimentos, os alunos, a chamada, o quadro negro, o livro didático, a conversa, o debate, as provas, as correções, a recuperação, a nota, o sino. a casa. eis o dia-a-dia do professor. correlacionando à teoria exposta e aos exemplos
1 Resposta
Alternativa 4: no caso do exemplo II, é a partir da oração "eis o dia-a-dia do professor" é que se constrói a coerência do texto, visto que há a ligação do trecho citado com todo o restante do que fora escrito, de modo que tudo passa a fazer sentido, há conexão de ideias.
Já a coesão se dá em praticamente todo o trecho em função da presença dos conectivos e da pontuação, que liga as partes do texto entre si sem erros.
Porém apenas a coesão não necessariamente constrói sentido do texto, visto que a criação ou conexão de ideias é que dá sentido ao texto, isto é, dá coerência ao texto.
Abraços!
Mais perguntas de Português
Top Semanal
Top Perguntas

Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.