Identifique nos diagramas o tipo de função abaixo: 5. Sobre o...

Identifique nos diagramas o tipo de função abaixo:5. Sobre o Classicismo, assinale (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas:
a. ( ) A base do Renascimento encontra-se no crescimento gradativo da burguesia comercial e das atividades econômicas entre as cidades europeias, o que acabou estimulando a vida urbana e as manifestações artísticas, que passaram a ser patrocinadas por ricos comerciantes (mecenato).
b. ( ) O termo Classicismo nomeia a estética literária baseada na recuperação de temas e formas originários da cultura greco-romana, e aprofunda a perspectiva antropocêntrica na abordagem da realidade e da arte.
c. ( ) O retorno de Sá de Miranda a Portugal, em 1525, depois de viajar pela Itália, é considerado o momento inicial do Classicismo português.
d. ( ) Imitação dos autores clássicos gregos e romanos da antiguidade, como Homero, Virgílio, Ovídio, etc., valorizando, além do soneto, as epopeias. Uso da mitologia: Os deuses e as musas, inspiradores dos clássicos gregos e latinos, aparecem também nos clássicos renascentistas.
e. ( ) Predomínio da razão sobre os sentimentos; uso de uma linguagem sóbria, simples, sem excessos de figuras literárias, são características do Classicismo.
f. ( ) Idealismo: busca da perfeição estética, da pureza das formas e dos ideais de beleza. Os clássicos abordam como tema o homem ideal, liberto de suas necessidades diárias, comuns. Os personagens centrais das epopeias são apresentados como seres superiores verdadeiros semideuses, sem defeitos.
g. ( ) Amor platônico: Os poetas clássicos revivem a ideia de PIatão de que o amor deve ser sublime, elevado, espiritual, puro. A lírica amorosa camoniana reflete o conflito entre o amor material (profano, manifestação dos desejos da carne) e o amor idealizado (puro, espiritualizado), capaz de conduzir o indivíduo à realização plena.
h. ( ) Busca da universalidade e impessoalidade: A obra clássica torna-se a expressão de verdades universais, eternas, e despreza o particular, o individual, aquilo que é relativo.
i. ( ) Os versos de dez sílabas métricas (decassílabos), chamados de medida nova, substituem a preferência medieval e humanística pelos versos de sete e cinco sílabas métricas (redondilhas), denominados medida velha.
j. ( ) O desconcerto do mundo – O desajuste entre as exigências íntimas da vida pessoal e a impossibilidade de realizar seus sonhos leva o poeta a desenvolver temas de angústia e desassossego. O mundo camoniano aparece fragmentado, contraditório, problemático.

0 Respostas

thayaraoliversantos está aguardando sua ajuda.

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.