Leia o poema abaixo, de Claudio Manoel da Costa, para responder à questão: Sou pastor; não te nego; os meus montados São esses, que aí vês; vivo contente Ao trazer entre a relva florescente A doce companhia dos meus gados; Ali me ouvem os troncos namorados, Em que se transformou a antiga gente; Qualquer deles o seu estrago sente; Como eu sinto também os meus cuidados. Vós, ó troncos, (lhes digo) que algum dia Firmes vos contemplastes, e seguros Nos braços de uma bela companhia; Consolai-vos comigo, ó troncos duros; Que eu alegre algum tempo assim me via; E hoje os tratos de Amor choro perjuros. Assinale a alternativa que representa interpretação correta do poema: * (A)O poema expõe um conflito religioso resolvido quando o eu lírico afirma que é pastor mesmo na língua de um país católico. (B)O poema explicita o desejo do eu lírico de se gabar por sua riqueza ao mostrar seu gado ao interlocutor. (C)O poema revela uma concepção cristã de que Deus está em todas as coisas ao associar os troncos à voz de Dele. (D)O poema resgata a tradicional temática amorosa, enquadrando-a num ambiente e numa linguagem tipicamente árcades.
1 Resposta
O arcadismo compreende um movimento literário intimamente relacionado com a fuga do materialismo, e assim, voltado para questões espirituais, imaginativas, inerentes à alma do indivíduo.
E por isso, nota-se acima, como características do arcadismo, a citação da natureza como elemento que compõem a obra árcade, além de uma clara apelação que é realizada à uma figura divina, com o intuito de pedir auxílio além de direcionamento.
Mais perguntas de Português
Top Semanal
Top Perguntas

Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.