Leia o texto para responder as questões abaixo: De quem são os...

Flavio

Leia o texto para responder as questões abaixo:De quem são os meninos de rua?

Eu, na rua, com pressa, e o menino segurou no meu braço, falou qualquer coisa que não entendi.
Fui logo dizendo que não tinha. Certa de que ele estava pedindo dinheiro . Não estava . Queria saber a hora. Talvez não fosse um Menino De Família , mas também não era um Menino De Rua. É assim que a gente divide. Menino De Família é aquele bem-vestido com tênis da moda e camiseta de marca, que usa relógio e a mãe dá outro se o dele for roubado por um Menino De Rua. Menino De Rua é aquele que quando a gente passa perto segura
A bolsa com força porque pensa que ele é pivete, trombadinha, ladrão.
Ouvindo essas expressões tem-se a impressão de que as coisas se passam muito naturalmente, uns nascendo De Família, outros nascendo De Rua. (...)
Na verdade , não existem meninos De Rua. Existem meninos NA rua. E toda vez que um menino está NA rua é porque alguém o botou lá. Os meninos não vão sozinhos aos lugares. Assim como são postos no mundo, durante muitos anos também são postos onde quer que estejam .Resta ver quem os põe na rua. E por quê.

COLASSANTE, Marna. A casa das palavras. São Paulo: Ática, 2002

O fato que deu origem a narrativa foi:
A( ) O menino na rua segurar o braço da narradora e falar algo que não entendeu.
B( ) A narradora responde que não tinha dinheiro.
C( ) A diferença entre menino de rua e menino de família

O seguinte argumento “...quando a gente passa perto segura a bolsa com força...”mostra que existe:
A( ) menino De família .
B( ) menino De rua.
C( ) menino Na rua

Qual é a informação principal no texto “DE QUEM SÃO OS MENINOS DE RUA?”
A( ) Quem conduz os meninos a estar na rua
B( ) Quem na realidade põe os meninos na rua.
C( ) Os meninos são postos no mundo.
De acordo com o texto , o menino bem –vestido usa:
A( ) relógio que pode ser roubado pelo menino De rua
B( ) camiseta de marca e relógio que a mãe lhe deu.
C( ) relógio porque roubou

No trecho “ Assim como são postos no mundo, durante muitos anos também são postos onde quer que estejam. “ O termo onde” exprime ideia de:

A( ) lugar B( ) tempo C( ) explicação
A finalidade do texto é:
A( ) narrar uma história sobre os meninos de rua
B( ) descrever sobre o comportamento dos meninos de rua.
C( ) Opinar sobre quem são os meninos de rua.
Relacione as orações com os tipos de sujeito
A( ) trovejou muito ontem anoite
B( ) Bateram no meu carro
C( ) As chaves e as malas da Joana já estão no carro
D( ) Maria estudou muito, por isso passou de ano.

I –Sujeito composto
II- Sujeito oculto
III Oração sem sujeito
IV- Sujeito Simples

Identifique o sujeito e o predicado das orações.
[...]alguns desperdiçaram milhares de água potável.
Sujeito-

Predicado-
[...] O Frankensten está bonito hoje.
Sujeito-
Predicado-
[...] O anjo vivia ensaiando caretas diante do espelho.

Sujeito-
Predicado-
Releia o trecho abaixo retirado do verbete fonte .
Muitos rios começam em uma fonte natural e muitas pessoas dependem de nascentes para seu abastecimento de água.

.Nesse trecho existe apenas uma oração ? Justifique sua resposta.

Identifique as orações no período abaixo:
Preciso que você vá a loja , troque o vestido, compre um cartão e entregue na cassa de Maria.

Explique qual é a diferença entre as expressões:
Mau com (u) e Mal com (L)

1 Resposta

Tai

ele era uma pessoa de classe media e era muito esperto também

0

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.