Leia o trecho a seguir. [...]. Calando-me naquela ocasião, prometi dar-lhe a razão que a senhora exigia; e cumpro o meu propósito mais cedo do que pensava.
Trouxe no desejo de agradar-lhe a inspiração; e achei voltando a insónia de recordações que despertara a nossa conversa. Escrevi as
páginas que lhe envío, as quais a senhora dará um título e o destino que merecerern. É um perfil de mulher apenas esboçado.
Desculpe, se alguma vez a fizer corar sob os seus cabelos brancos, pura e santa coroa de uma virtude que eu respeito. O rubor vexa
em face de um homem; mas em face do papel, muda e impassível testemunha, ele deve ser para aquelas que já imolaram à velhice os
últimos desejos, uma como essência de gozos extintos, ou extremo perfume que deixam nos espinhos as desfolhadas rosas. De resto,
a senhora sabe que não é possível pintar sem que a luz projete claros e escuros. As sombras do meu quadro se esfumam traços
carregados, contrastam debuxando o relevo colorido de límpidos contornos.
ALENCAR. José de Lucíola. 12a ed., São Paulo: Ática, 1988, p. 5.
Em Lucíola, José de Alencar apresenta um dos melhores retratos da sociedade carioca do século XIX. A protagonista é uma prostituta
que, ao final, transforma-se em uma heroína. Para alguns críticos, entretanto, o foco narrativo escolhido limita a possibilidade de
representação da obra. Ou seja, o papel do narrador assume preponderância nessa narrativa. Como isso se reconhece dentre as
alternativas abaixo?
Trouxe no desejo de agradar-lhe a inspiração; e achei voltando a insónia de recordações que despertara a nossa conversa. Escrevi as
páginas que lhe envío, as quais a senhora dará um título e o destino que merecerern. É um perfil de mulher apenas esboçado.
Desculpe, se alguma vez a fizer corar sob os seus cabelos brancos, pura e santa coroa de uma virtude que eu respeito. O rubor vexa
em face de um homem; mas em face do papel, muda e impassível testemunha, ele deve ser para aquelas que já imolaram à velhice os
últimos desejos, uma como essência de gozos extintos, ou extremo perfume que deixam nos espinhos as desfolhadas rosas. De resto,
a senhora sabe que não é possível pintar sem que a luz projete claros e escuros. As sombras do meu quadro se esfumam traços
carregados, contrastam debuxando o relevo colorido de límpidos contornos.
ALENCAR. José de Lucíola. 12a ed., São Paulo: Ática, 1988, p. 5.
Em Lucíola, José de Alencar apresenta um dos melhores retratos da sociedade carioca do século XIX. A protagonista é uma prostituta
que, ao final, transforma-se em uma heroína. Para alguns críticos, entretanto, o foco narrativo escolhido limita a possibilidade de
representação da obra. Ou seja, o papel do narrador assume preponderância nessa narrativa. Como isso se reconhece dentre as
alternativas abaixo?
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