Leia o trecho da obra e responda as questões: A letras inúteis e letra dispensáveis dizia ele. Que serviço diverso prestam o d e o z? Tem quase o mesmo so. O mesmo digo do b e o p, o mesmo digo do s, do ce do do z, o mesmo do k e do g etc. São trapalhices caligraficas. Veja o algarismo: não há dois que façam o mesmo ofício; 4 é 4 e 7 é 7. E admire a beleza com que um 4 e um 7 formam esta coisa que se exprime por 11. Agora dobre 11 tera 22; multiplique por igual número, da 484, e assim por diante. Mas onde a perfeição é maior e no emprego do zero. O valor zero é, em si mesmo, nada; mas o ofício deste sinal negativo é justamente aumentar. Um 5 sozinho é um 5; ponha-lhe dois 00, é 500. Assim, oque não vale nada faz valer muito, Coisa que não fazem as letras dobradas, pois eu tanta prova com um p como com dois pp. Criado na ortografia de meus pais, custava me ouvir tais blasfêmias mas não ousava refuta-lo. Com tudo, um dia, proferi algumas palavras de defesa ao que ele rrespondeu que era preconceito. A) o trecho trás a afirmação do personagem Escobar sobre letras e fonemas. Essa afirmação se sustenta do ponto de vista fonologico? Explique. B) com base em que aprendeu no trecho de escobar, desenvolva um argumento defendendo a importância das letras e dos fonemas.
1 Resposta
Os alunos que apresentaram respostas corretas foram:
> Aluno 3 = 324
> Aluno 5 = 784
Explicação:
Como a última operação feita é o número elevado ao quadrado, temos que verificar quais os valores ditos pelos alunos que têm raiz inteira.
Aluno 1 = 121
√121 = 11
Aluno 2 = 242
√242 = 15,556...
Aluno 3 = 324
√324 = 18
Aluno 4 = 625
√625 = 25
Aluno 5 = 784
√784 = 28
Como a outra operação foi de dobrar, vamos verificar quais valores são divisíveis por 2.
11 : 2 = 5,5
18 : 2 = 9
25 : 2 = 12,5
28 : 2 = 14
Apenas 18 e 28.
Então, a soma dos números são:
18 ⇒ 9 (aluno 3)
28 ⇒ 14 (aluno 5)
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