Leia os textos abaixo. Texto 1A lenda do caféUm pastor vigiava...

Felpopinha

Leia os textos abaixo. Texto 1

A lenda do café

Um pastor vigiava o seu rebanho, quando notou que este em determinadas ocasiões se mostrava mais alegre, saltando com enorme vivacidade. A repetição do fato aguçou-lhe a observação e o pastor notou que a energia de suas ovelhas se manifestava quando elas pastavam nessas terras, as quais eram ricas de uma determinada planta cujo fruto comiam. Compreendeu, então, que a reação era efeito da ingestão de tal planta. Curioso, fez uma experiência em si próprio. Tomou uma infusão que fez com os frutos da planta referida. Logo depois, sentiu um reforço de energias, bom humor, melhor disposição para o trabalho e, ao mesmo tempo, desaparecendo o sono que o atacava quando em serviço.

Tal bebida era o café e, segundo a lenda, assim começou a ser usado.

Disponível em: . Acesso em: 14 abr. 2010.

Texto 2

Os primeiros cultivos de café

A planta de café é originária da Etiópia, [...] África, onde ainda hoje faz parte da vegetação natural. Foi a Arábia a responsável pela propagação da cultura do café. O nome café não é originário da Kaffa, local de origem da planta, e sim da palavra árabe qahwa, que significa vinho. Por esse motivo, o café era conhecido como “vinho da Arábia” quando chegou à Europa no século XIV.

Os manuscritos mais antigos mencionando a cultura do café datam de 575 no Yêmen, onde, consumido como fruto in natura, passa a ser cultivado. Somente no século XVI, na Pérsia, os primeiros grãos de café foram torrados para se transformar na bebida que hoje conhecemos.

O café tornou-se de grande importância para os árabes, que tinham completo controle sobre o cultivo e preparação da bebida. Na época, o café era um produto guardado a sete chaves pelos árabes. Era proibido que estrangeiros se aproximassem das plantações, e os árabes protegiam as mudas com a própria vida. A semente de café fora do pergaminho não brota, portanto, somente nessas condições as sementes podiam deixar o país.

Disponível em: . Acesso em: 3 abr. 2010. Fragmento.

(P060062B1_SUP)

(P060062B1) Esses dois textos falam sobre

( )a expansão do café pelo mundo.
( )a origem da planta café.
( )os benefícios no uso do café.
( )os efeitos do café nas ovelhas.

1 Resposta

Isabelly

01) letra b

02) letra c

03) letra d

04) letra c

05) letra b

06) letra A

07) letra c

08) letra A

09) letra b

10) letra d

11) letra c

12 )letra A

13) letra A

14) letra c

15) letra A

16) letra c

17) letra A

18) letra d

19) letra b

20) letra b

21) letra d

22) letra b

23) letra A

24) letra A

25) letra b

26) letra d

bons estudo

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.