LIAÇÕES E SEQUÊNCIAS DIGITAIS Avaliações e sequências digitais Entre as definições de exercitar nos dicionários de Língua Portuguesa está 1. Fazer adquirir força, agilidade, vigor, por meio de estudo e exercício. Mesmo que muita coisa tenha mudado nos últimos meses, incluindo a sua rotina escolar, a prática continua sendo umas das maneiras importantes de consolidar e aprimorar o conhecimento. Por isso, aqui você encontra sequências digitais de atividades e avaliações para exercitar e testar tudo aquilo que você já aprendeu. Para realizá-las, é muito fácil: é só você ver as que estão disponíveis e clicar em Entrar naquela que quiser responder. Atenção! Nada de perder os prazos ou esquecer que há duração para concluir as sequências digitais de atividades e as avaliações. Por essa razão, você precisa clicar em Finalizar antes do tempo se encerrar. Ah! Se preferir, você também pode realizá-las pelo aplicativo no seu smartphone. Preparado(a)? Responda as questões com atenção e depois veja o seu desempenho no card Seus Resultados. Bons estudos! 8d 11:42:57 Atividade 7 Leia o texto abaixo. O menino e o tempo A hora é o pedacinho do tempo para fazer as coisas. Zito vivia perdendo a hora de ir para a aula, de fazer as tarefas, de almoçar, tomar banho... Sua mãe ficava brava e ele ficava triste por nunca alcançar o tempo. Os dois passavam o dia inteiro em uma conversa sem fim, sempre falando sobre o tempo. – Filho, vai se arrumar, senão vai acabar não dando tempo de você ir ao Parque do Cocó. – Mãe, fala aí com o tempo pra ele me esperar um pouco... – Filho, tempo não espera. – Mãe, por que o tempo corre tanto? Pra onde ele vai?... [...] Zito achava que o tempo não queria ser amigo dele. – Por que o tempo não me espera, mãe? – Tempo é cavalo que corre como um avião. A gente monta nele e sai voando pela vida... [...] Zito queria encontrar o tempo, conversar com ele e ser amigo dele. Mas como fazer para encontrar o tempo?!... Pensou... Pensou... E teve uma ideia. – Já que o tempo vive correndo, vou correr atrás dele até alcançá-lo... Correu pra todo lugar. Mas não conseguia pegar o tempo... Sua mãe já estava irritada, com tanta correria e dizia: – Para com isso menino!... Pra que tanta correria?... – Pra pegar o tempo, mãe. Quero conversar com ele... já te disse... […] Cansado de tanto correr sem pegar o tempo, Zito resolveu parar e começar a andar. […] Cansou também de andar e resolveu chamar pelo tempo. […] E o tempo nada de responder... [...] Daí, resolveu amarrar o tempo no pé de sua cama por um instante. […] Depois de muito pensar, pegou um pedaço de corda do varal de sua mãe, fez um laço e começou uma longa e silenciosa espera. […] Muitos dias se passaram... até que Zito, aos poucos foi aprendendo os ritmos do tempo (dentro dele). […] Zito descobriu como apressar e diminuir o passo, pra voar no tempo... Desde esse dia, o tempo ficou amigo dele e nunca mais ele perdeu a hora de fazer as coisas... O desfecho dessa história acontece quando Zito amarra o tempo no pé de sua cama. Zito aprende os ritmos do tempo e nunca mais perde a hora. Zito decide chamar pelo tempo. Zito e sua mãe passam o dia inteiro conversando sobre o tempo.
Mais perguntas de Português
Top Semanal
Top Perguntas

Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.