— me ajudem!! é pra hoje LÍNGUA PORTUGUESA 2As conjunções na c...

Isadoradp

— me ajudem!! é pra hoje LÍNGUA PORTUGUESA 2

As conjunções na construção de coerência e coesão Para que os textos tenham coesão e coerência, ou seja, uma organização lógica e clara de ideias, utilizamos palavras e expressões para ligar as diferentes partes do texto de acordo com os nossos objetivos. As conjunções são algumas dessas palavras. A seguir, assinale as alternativas corretas a respeito de algumas conjunções presentes na matéria do Jornal da USP.

Em “A utilização de máscaras e luvas tem sido um dos principais meios de proteção contra o novo coronavírus, mas o descarte incorreto dos itens caracteriza um novo tipo de poluição”, a conjunção “mas” expressa a ideia de...
( ) Contraste, ou seja, de algo que vai no sentido oposto do que foi apresentado antes. É chamada de conjunção adversativa. Outras conjunções adversativas são “porém”, “contudo”, “todavia” etc.
( ) Adição, ou seja, de algo a ser acrescentado ao que foi apresentado anteriormente. Outras conjunções que expressam a mesma ideia são “e”, “nem”, “não só...como também”, “bem como” etc
( ) Alternância ou escolha. Outras conjunções que expressam a mesma ideia são “ou”, “ora... ora”, “sejaseja” etc. b. Em “Segundo especialista, o descarte incorreto das máscaras e luvas pode levar a contaminações pela covid-19”, a conjunção “segundo” expressa a ideia de...
( ) Condição, ou seja, quando algo só ocorre se outro fato também ocorrer. Outras conjunções condicionais são “se”, “caso”, “a não ser que”, “desde que” etc.
( ) Causa, ou seja, de que a fala do especialista causou o descarte incorreto das máscaras. Outras conjunções que expressam a mesma ideia são “porque”, “uma vez que”, “já que” etc.
( ) Conformidade, ou seja, que algum fato ocorre “conforme” havia sido previsto ou dito, ou “de acordo” com determinada ordem, ou ainda “como” já era de se esperar.

Em “O professor Alexander Turra (...) alerta que há graves riscos quanto ao impacto do descarte incorreto dos EPIs nos oceanos, uma vez que os organismos marinhos têm o potencial de ingerir esses materiais”, a conjunção “uma vez que” expressa a ideia de...

( ) Adição, ou seja, de algo a ser acrescentado ao que foi apresentado anteriormente. Outras conjunções que expressam a mesma ideia são “e”, “nem”, “como também”, “não só...como também”, “bem como” etc.
() Explicação, já que a segunda oração explica o que é afirmado na primeira. Outras conjunções explicativas são “pois”, “porque”, “já que” etc.
( ) Contraste, ou seja, de algo que vai no sentido oposto do que foi apresentado antes. É chamada de conjunção adversativa. Outras conjunções adversativas são “porém”, “contudo”, “todavia” etc.

Em “Segundo especialista, o descarte incorreto das máscaras e luvas pode levar a contaminações pela covid-19, além de impactar diretamente a vida marinha, podendo causar a morte de animais que porventura ingiram os itens”, observamos que a conjunção “além de” expressa a ideia de adição: depois de mencionar um problema gerado pelo descarte incorreto de máscaras e luvas, o autor da matéria cita mais um problema. Reescreva o trecho substituindo a conjunção “além de” por uma outra que também expresse a ideia de adição. Faça as alterações necessárias para que a coesão e coerência do texto sejam preservadas. ​

1 Resposta

Cristiane Cruz

nossa foi mal eu fiz só que eu esqueci a resposta

nossa foi mal msm

0

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.