Não fazia caso nenhum das minhas ternurinhas . . .
— O meu porquinho-da-índia foi a minha primeira namorada.
Identifique quais elementos do texto literário estão presentes no poema:
Alternativas:
a)
Função engajada, função lúdica e subjetividade.
b)
Denotação, função poética
5)
A literatura aparece de forma tímida por meio do denominado “Eixo Leitura” que: [...] compreende as práticas de linguagem que decorrem da interação ativa do leitor/ouvinte/espectador com os textos escritos, orais e multissemióticos e de sua interpretação, sendo exemplos as leituras para: fruição estética de textos e obras literárias; pesquisa e embasamento de trabalhos escolares e acadêmicos; realização de procedimentos; conhecimento, discussão e debate sobre temas sociais relevantes; sustentar a reivindicação de algo no contexto de atuação da vida pública; ter mais conhecimento que permita o desenvolvimento de projetos pessoais, dentre outras possibilidades (BRASIL, 2018, p. 75).
Com relação à realização dos procedimentos que os BNCC menciona, identifique corretamente as estratégias para o trabalho com o texto literário em sala de aula.
Alternativas:
a)
Desenvolvimento de projetos pessoais.
b)
Embasamento de trabalhos escolares.
c)
Debate sobre temas sociais relevantespara a vida.
d)
Grupo de Verbalização (GV) e Observação (GO).
e)
Grupos de trabalho de pesquisa sobre o texto.
1 Resposta
Vamos analisar as perguntas e suas respectivas alternativas.
1. Elementos do Texto Literário
Para a primeira parte, sobre os elementos do texto literário presentes no poema, vamos analisar as alternativas:
Alternativas:
a) Função engajada, função lúdica e subjetividade.
b) Denotação, função poética.
Análise:
A função engajada refere-se à literatura que se compromete com questões sociais, políticas ou existenciais.
A função lúdica envolve o prazer e o jogo com as palavras e significados.
A subjetividade diz respeito à expressão pessoal e às emoções do autor ou dos personagens.
Denotação se refere ao sentido literal das palavras, enquanto a função poética destaca a estética da linguagem.
Resposta: A alternativa a) é a mais adequada, pois menciona funções e aspectos subjetivos que geralmente estão presentes em um poema.
2. Estratégias para o Trabalho com o Texto Literário
Para a segunda parte, sobre as estratégias para o trabalho com o texto literário em sala de aula, vamos considerar as alternativas:
Alternativas:
a) Desenvolvimento de projetos pessoais.
b) Embasamento de trabalhos escolares.
c) Debate sobre temas sociais relevantes para a vida.
d) Grupo de Verbalização (GV) e Observação (GO).
e) Grupos de trabalho de pesquisa sobre o texto.
Análise:
O desenvolvimento de projetos pessoais pode ser uma forma de engajar os alunos com a literatura.
O embasamento de trabalhos escolares é uma prática comum para a pesquisa e análise de textos literários.
O debate sobre temas sociais relevantes é essencial para a reflexão crítica e a aplicação do conhecimento literário.
Grupo de Verbalização e Observação pode referir-se a métodos específicos de análise e interpretação.
Grupos de trabalho de pesquisa também são formas eficazes de aprofundar a compreensão dos textos.
Resposta: A alternativa c), debate sobre temas sociais relevantes para a vida, é uma estratégia importante mencionada na BNCC e alinha-se com o objetivo de desenvolver uma consciência crítica por meio da literatura.
Portanto, as respostas são:
a) Função engajada, função lúdica e subjetividade.
c) Debate sobre temas sociais relevantes para a vida.
4o mini
Mais perguntas de Português
Top Semanal
Top Perguntas
Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.