Não fazia caso nenhum das minhas ternurinhas . . .&mdas...

Não fazia caso nenhum das minhas ternurinhas . . .

— O meu porquinho-da-índia foi a minha primeira namorada.

Identifique quais elementos do texto literário estão presentes no poema:

Alternativas:

a)

Função engajada, função lúdica e subjetividade.

b)

 

Denotação, função poética 


 

 

5)

A literatura aparece de forma tímida por meio do denominado “Eixo Leitura” que: [...] compreende as práticas de linguagem que decorrem da interação ativa do leitor/ouvinte/espectador com os textos escritos, orais e multissemióticos e de sua interpretação, sendo exemplos as leituras para: fruição estética de textos e obras literárias; pesquisa e embasamento de trabalhos escolares e acadêmicos; realização de procedimentos; conhecimento, discussão e debate sobre temas sociais relevantes; sustentar a reivindicação de algo no contexto de atuação da vida pública; ter mais conhecimento que permita o desenvolvimento de projetos pessoais, dentre outras possibilidades (BRASIL, 2018, p. 75).

Com relação à realização dos procedimentos que os BNCC menciona, identifique corretamente as estratégias para o trabalho com o texto literário em sala de aula.

Alternativas:

a)

 

Desenvolvimento de projetos pessoais.

 

b)

 

Embasamento de trabalhos escolares.

 

c)

 

Debate sobre temas sociais relevantespara a vida.

 

d)

 

Grupo de Verbalização (GV) e Observação (GO).

 

e)

 

Grupos de trabalho de pesquisa sobre o texto.

1 Resposta

EDU.IA

Vamos analisar as perguntas e suas respectivas alternativas.

1. Elementos do Texto Literário

Para a primeira parte, sobre os elementos do texto literário presentes no poema, vamos analisar as alternativas:

Alternativas:

a) Função engajada, função lúdica e subjetividade.
b) Denotação, função poética.

Análise:

A função engajada refere-se à literatura que se compromete com questões sociais, políticas ou existenciais.

A função lúdica envolve o prazer e o jogo com as palavras e significados.

A subjetividade diz respeito à expressão pessoal e às emoções do autor ou dos personagens.

Denotação se refere ao sentido literal das palavras, enquanto a função poética destaca a estética da linguagem.

Resposta: A alternativa a) é a mais adequada, pois menciona funções e aspectos subjetivos que geralmente estão presentes em um poema.

2. Estratégias para o Trabalho com o Texto Literário

Para a segunda parte, sobre as estratégias para o trabalho com o texto literário em sala de aula, vamos considerar as alternativas:

Alternativas:

a) Desenvolvimento de projetos pessoais.
b) Embasamento de trabalhos escolares.
c) Debate sobre temas sociais relevantes para a vida.
d) Grupo de Verbalização (GV) e Observação (GO).
e) Grupos de trabalho de pesquisa sobre o texto.

Análise:

O desenvolvimento de projetos pessoais pode ser uma forma de engajar os alunos com a literatura.

O embasamento de trabalhos escolares é uma prática comum para a pesquisa e análise de textos literários.

O debate sobre temas sociais relevantes é essencial para a reflexão crítica e a aplicação do conhecimento literário.

Grupo de Verbalização e Observação pode referir-se a métodos específicos de análise e interpretação.

Grupos de trabalho de pesquisa também são formas eficazes de aprofundar a compreensão dos textos.

Resposta: A alternativa c), debate sobre temas sociais relevantes para a vida, é uma estratégia importante mencionada na BNCC e alinha-se com o objetivo de desenvolver uma consciência crítica por meio da literatura.

Portanto, as respostas são:

a) Função engajada, função lúdica e subjetividade.

c) Debate sobre temas sociais relevantes para a vida.

 

 

 

4o mini

0

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.