O Rio? É doce A vale? Amarga Aí antes fosse mais leve a carga...

Nicolle

O Rio? É doce A vale? Amarga Aí antes fosse mais leve a carga Entre estradas e multinacionais Quantos ais! A dívida interna A dívida externa A dívida eterna Quantas toneladas exportamos de ferros Quantas lágrimas disfarçamos Sem berros Carlos Drummond de Andrade (1984) qual o genero textual

1 Resposta

Santosamanda

1) Nesses versos, o autor pode estar fazendo uma crítica. Ao definir "Vale" como amarga, ele afirma que as intenções de exploração da empresa, sem as medidas de auxílio ou cuidado com o meio ambiente e, por consequência, com os cidadão que moram em sua área de atuação.

O rio é doce por natureza, sendo fonte de sustento para muitos e de importância crucial para atividades da rotina de outros, o autor também o classifica como doce por ser bom e trazer benefícios para a população.

2) É uma metáfora.

É metáfora pois com "doce" e "amarga" o autor não quis dizer que essas coisas têm gostos doce e amargo, mas sim atribuiu significados diferentes aos adjetivos; como trazer benefícios e ser indiferente e gananciosa, respectivamente.

Bom dia! :)

0

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.