Ocê vai ler s seguir dois sonetos de Bocage. Observe as difere...

Isabelly

Ocê vai ler s seguir dois sonetos de Bocage. Observe as diferenças entre um e outro quanto à forma e ao conteúdo. Após a leitura, responda às questões propostas: TEXTO I

Marília, nos teus olhos buliçosos

Os Amores gentis seu facho acendem A teus lábios, voando, os ares fendem

Terníssimos desejos sequiosos:

Teus cabelos sutis, e luminosos

Mil vistas cegas, mil vontades prendem,

E em arte aos de Minerva se não rendem

Teus alvos, curtos dedos melindrosos.

Reside em teus costumes a candura,

Mora a firmeza no teu peito amante,

A razão com teus risos se mistura.

És dos Céus o composto mais brilhante: Deram-se as mãos a Virtude, e Formosura,

Para criar tua alma e teu semblante.

TEXTO II

A frouxidão no amor é uma ofensa,

Ofensa que se eleva a grau supremo;

Paixão requer paixão; fervor extremo

Com extremo e fervor se recompensa.

Vê qual sou, vê qual és, vê que diferença!

Eu descoro, eu praguejo, eu ardo, eu gemo; Eu choro, eu desespero, eu clamo, eu tremo;

Em sombras a razão se me condensa.

Tu só tens gratidão, só tens brandura,

E antes que um coração pouco amoroso,

Quisera ver-te uma alma ingrata e dura,

Talvez me enfadaria aspecto iroso,

Mas de teu peito a lânguida ternura

Tem-me cativo, e não me faz ditoso.

Vocabulário: cativo – preso; ditoso-feliz; enfadar – incomodar, irritar; iroso – cheio de ira, de raiva; lânguido – frouxo, fraco.

1) Nos dois sonetos, o eu lírico se dirige à mulher amada.

a) Em qual deles a figura feminina aparece:

-apenas como uma referência, um ser irreal e distante?

-mais trabalhada, com características emocionais?

b) Em qual deles o amor parece ser uma experiência vivenciada, e não apenas um tema literário?

2)Explique por que os substantivos Virtude e Formosura na última estrofe do texto I, são grafados com letra inicial maiúscula?

3)No texto II, na 1ª estrofe, o eu lírico formula sua teoria acerca do amor. A partir da 2ª estrofe, configura-se uma oposição entre os sentimentos do eu lírico e os de sua amada.

a) Para o eu lírico, como deve ser o exercício do amor?

b) As atitudes da mulher amada correspondem à concepção de amor do eu lírico? Por quê? ​

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