Ocê vai ler s seguir dois sonetos de Bocage. Observe as difere...
Ocê vai ler s seguir dois sonetos de Bocage. Observe as diferenças entre um e outro quanto à forma e ao conteúdo. Após a leitura, responda às questões propostas: TEXTO I
Marília, nos teus olhos buliçosos
Os Amores gentis seu facho acendem A teus lábios, voando, os ares fendem
Terníssimos desejos sequiosos:
Teus cabelos sutis, e luminosos
Mil vistas cegas, mil vontades prendem,
E em arte aos de Minerva se não rendem
Teus alvos, curtos dedos melindrosos.
Reside em teus costumes a candura,
Mora a firmeza no teu peito amante,
A razão com teus risos se mistura.
És dos Céus o composto mais brilhante: Deram-se as mãos a Virtude, e Formosura,
Para criar tua alma e teu semblante.
TEXTO II
A frouxidão no amor é uma ofensa,
Ofensa que se eleva a grau supremo;
Paixão requer paixão; fervor extremo
Com extremo e fervor se recompensa.
Vê qual sou, vê qual és, vê que diferença!
Eu descoro, eu praguejo, eu ardo, eu gemo; Eu choro, eu desespero, eu clamo, eu tremo;
Em sombras a razão se me condensa.
Tu só tens gratidão, só tens brandura,
E antes que um coração pouco amoroso,
Quisera ver-te uma alma ingrata e dura,
Talvez me enfadaria aspecto iroso,
Mas de teu peito a lânguida ternura
Tem-me cativo, e não me faz ditoso.
Vocabulário: cativo – preso; ditoso-feliz; enfadar – incomodar, irritar; iroso – cheio de ira, de raiva; lânguido – frouxo, fraco.
1) Nos dois sonetos, o eu lírico se dirige à mulher amada.
a) Em qual deles a figura feminina aparece:
-apenas como uma referência, um ser irreal e distante?
-mais trabalhada, com características emocionais?
b) Em qual deles o amor parece ser uma experiência vivenciada, e não apenas um tema literário?
2)Explique por que os substantivos Virtude e Formosura na última estrofe do texto I, são grafados com letra inicial maiúscula?
3)No texto II, na 1ª estrofe, o eu lírico formula sua teoria acerca do amor. A partir da 2ª estrofe, configura-se uma oposição entre os sentimentos do eu lírico e os de sua amada.
a) Para o eu lírico, como deve ser o exercício do amor?
b) As atitudes da mulher amada correspondem à concepção de amor do eu lírico? Por quê?
Marília, nos teus olhos buliçosos
Os Amores gentis seu facho acendem A teus lábios, voando, os ares fendem
Terníssimos desejos sequiosos:
Teus cabelos sutis, e luminosos
Mil vistas cegas, mil vontades prendem,
E em arte aos de Minerva se não rendem
Teus alvos, curtos dedos melindrosos.
Reside em teus costumes a candura,
Mora a firmeza no teu peito amante,
A razão com teus risos se mistura.
És dos Céus o composto mais brilhante: Deram-se as mãos a Virtude, e Formosura,
Para criar tua alma e teu semblante.
TEXTO II
A frouxidão no amor é uma ofensa,
Ofensa que se eleva a grau supremo;
Paixão requer paixão; fervor extremo
Com extremo e fervor se recompensa.
Vê qual sou, vê qual és, vê que diferença!
Eu descoro, eu praguejo, eu ardo, eu gemo; Eu choro, eu desespero, eu clamo, eu tremo;
Em sombras a razão se me condensa.
Tu só tens gratidão, só tens brandura,
E antes que um coração pouco amoroso,
Quisera ver-te uma alma ingrata e dura,
Talvez me enfadaria aspecto iroso,
Mas de teu peito a lânguida ternura
Tem-me cativo, e não me faz ditoso.
Vocabulário: cativo – preso; ditoso-feliz; enfadar – incomodar, irritar; iroso – cheio de ira, de raiva; lânguido – frouxo, fraco.
1) Nos dois sonetos, o eu lírico se dirige à mulher amada.
a) Em qual deles a figura feminina aparece:
-apenas como uma referência, um ser irreal e distante?
-mais trabalhada, com características emocionais?
b) Em qual deles o amor parece ser uma experiência vivenciada, e não apenas um tema literário?
2)Explique por que os substantivos Virtude e Formosura na última estrofe do texto I, são grafados com letra inicial maiúscula?
3)No texto II, na 1ª estrofe, o eu lírico formula sua teoria acerca do amor. A partir da 2ª estrofe, configura-se uma oposição entre os sentimentos do eu lírico e os de sua amada.
a) Para o eu lírico, como deve ser o exercício do amor?
b) As atitudes da mulher amada correspondem à concepção de amor do eu lírico? Por quê?
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