Para Guimarães (2005), a argumentação é uma relação de sentido...

Anita Caminha

Para Guimarães (2005), a argumentação é uma relação de sentidos na linguagem, ou seja, é uma relação que orienta o auditório para certos tipos de conclusão com a eliminação de outros tipos. Pode-se dizer que, quando argumentamos, provocamos uma determinada orientação discursiva aos enunciados que dizemos. Diante disso, apresentamos a diferença entre classe argumentativa e escala argumentativa.
A classe argumentativa é um conjunto de argumentos que tem o mesmo peso para uma determinada conclusão e a escala argumentativa é a gradação de força no sentido de uma determinada conclusão.

Colocadas as diferenças, observe nos exemplos em qual aparece a classe e em qual aparece a escala:

I Comprei uma casa maravilhosa com piscina, três quartos e um grande jardim.

II Entre as casas que visitei, comprei a que tem o maior jardim.




Em I e II há somente escala argumentativa.


Em I e II não se observa a presença de classe argumentativa.


Em I há escala argumentativa e II há classe argumentativa.


Em I e II há somente classe argumentativa.


Em I há classe argumentativa e II há escala argumentativa.

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