Pesquisa escolar na internet preocupa em meados da década de 1...

Nicolle

Pesquisa escolar na internet preocupa

em meados da década de 1990 a internet começou a se popularizar no brasil. entre tudo que a nova ferramenta tinha a oferecer, um dos principais atrativos à época (e ainda nos dias atuais) era a facilidade em obter informações sobre tudo, dos mais variados assuntos. parecia o fim de uma era de pesquisas escolares em enciclopédias, livros de história, jornais e revistas antigos, das visitas a sebos e também a bibliotecas. e a internet, para a geração seguinte, acabou se tornando o principal meio de pesquisa para trabalhos escolares. e, para muitos, provavelmente o único.

no entanto, francisca romana giacometti paris, pedagoga, mestra em educação, avalia que a internet deve ser encarada apenas como mais uma ferramenta de pesquisa para os alunos, mas com ressalvas. “devemos apenas lembrar de que nem tudo o que está na internet é verdadeiro. há muitas informações falsas, equivocadas. ou seja, deve haver muito cuidado no que se pesquisa. é sempre bom confrontar as informações buscadas na web com outras fontes também”, sugere.

sobre o fato de que, em determinados casos, muitos alunos optam apenas por se dar ao trabalho de copiar e colar os textos que encontram na internet, sem realizar verdadeiramente uma pesquisa mais aprofundada sobre o tema proposto em sala de aula, a pedagoga acredita que este não é um problema exclusivo da internet. “antigamente, os alunos copiavam a mão páginas e mais páginas de enciclopédias, por exemplo. cabe aos educadores buscarem uma forma de identificar e de coibir essa prática. mas, acima de tudo, de despertar nos alunos o real sentido e interesse pela pesquisa”, diz.

“pesquisar é muito mais do que dar control c mais control v. esse seria só o começo de uma pesquisa. depois de coletadas e checadas as informações, tratar analiticamente os dados obtidos à luz de um referencial é verdadeiramente pesquisar”, completa a especialista.

a recomendação é também para que os professores não atuem apenas nas duas pontas, a de pedir que os alunos façam o trabalho e, por fim, apenas a de avaliar o que foi feito, dar a nota à pesquisa apresentada. “é importante que os professores busquem acompanhar todo o processo, orientando os alunos sobre qual caminho seguir, com dicas de obras e bibliografias, entre outras maneiras que possam colaborar com o trabalho que está sendo desenvolvido pelo aluno e também incentivá-lo nessa tarefa”, diz a diretora de serviços educacionais da saraiva.

francisca acredita que para realizar uma boa pesquisa escolar o aluno deve selecionar o maior número possível de informações a respeito, ler com muita atenção tudo o que conseguir encontrar e interpretá-las da maneira mais crítica possível. “e, principalmente, é importante que o texto seja redigido pelo próprio aluno, com uma linha de raciocínio muito clara, apresentando com o máximo de lucidez o que está sendo discutido, suas ponderações a respeito e qual foi sua conclusão sobre o tema”, enumera a pedagoga. e, lógico, que o aluno busque também trabalhar com outros meios de pesquisa, além da internet.

disponível em: . acesso em: 23 out. 2017.

no original, essa notícia possui um subtítulo, que foi apagado. assinale a alternativa que contém o subtítulo coerente com a notícia:

a

professores proíbem pesquisas na internet por causa de cópia.

b

pesquisas pela internet são mais eficazes e mais rápidas.

c

professores precisam ensinar que nem tudo é verdade nos sites.

d

só as publicações em papel são fontes seguras para as pesquisas escolares.

1 Resposta

Leonardo Hungria

Responde corretamente ao desafio a opção C.

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