Produção escritaObserve os problemas de infraestrutura (ausência de áreas verdes e parques infantis, terrenos abandonados, ruas sujas, sem asfalto ou esburacadas, esgoto a céu aberto etc.), ambientais (terrenos contaminados, esgoto ilegal jogado nos rios, desmatamento etc.) e sociais (ausência de abrigos para moradores(as) de rua, posto de saúde inoperante, escola sem recursos ou danificada etc.) em seu bairro ou sua cidade.
Escolha uma dessas situações, pesquise qual seria o órgão responsável e elabore uma reclamação, sugerindo soluções.
1.a)
(25,0 pontos)
Hora de planejar
Utilizando seus conhecimentos prévios sobre a estrutura de cartas e pondo em prática o que você aprendeu neste capítulo, elabore uma carta de reclamação e solicitação identificando um dos problemas listados nesta proposta e propondo sugestões a ele.
Sua carta deverá ter entre 20 e 30 linhas. Faça o seu planejamento considerando os passos a seguir:
Determine o assunto abordado na sua carta e procure saber qual é o órgão responsável pela resolução do problema destacado por você.
Pense nas informações que tornarão o problema claro e nas que podem ajudar em sua resolução: identifique onde ele ocorre, descreva suas características, os incômodos causados na população etc.
Sua resposta
Responda aqui
1.b)
(25,0 pontos)
Hora de escrever
Agora que você definiu o tema central de sua carta, é hora de pensar em sua estrutura, que deve conter os pontos a seguir:
Início do texto: sua carta de reclamação e solicitação deve conter data e local, vocativo e dados que permitam que você seja identificado(a) pelo órgão destinatário de seu texto.
Introdução: apresente o problema escolhido por você, detalhando dados que facilitem a sua identificação. Faça uma busca na internet por fotos que ajudem a ilustrar o problema e que podem ser anexadas à sua carta.
Desenvolvimento: argumente apresentando justificativas que fundamentem a sua reclamação e liste seus pedidos e suas sugestões para a solução do problema.
Conclusão: faça um resumo das providências que você espera que sejam tomadas.
Encerramento: escolha uma expressão cordial de despedida e assine sua carta.
Sua resposta
Responda aqui
1.c)
(25,0 pontos)
Rascunho
Agora é a hora de reunir suas ideias e colocá-las em forma de texto. Tente manter o foco no planejamento traçado anteriormente.
Sua resposta
Responda aqui
1.d)
(25,0 pontos)
Versão final
Após a escrita do rascunho do seu texto, faça uma leitura cuidadosa e altere o que julgar necessário.
Observe se seu texto segue a estrutura esperada para cartas de reclamação e solicitação.
Avalie se seus argumentos estão coerentes e claros.
Revise eventuais desvios gramaticais.
Escolha uma dessas situações, pesquise qual seria o órgão responsável e elabore uma reclamação, sugerindo soluções.
1.a)
(25,0 pontos)
Hora de planejar
Utilizando seus conhecimentos prévios sobre a estrutura de cartas e pondo em prática o que você aprendeu neste capítulo, elabore uma carta de reclamação e solicitação identificando um dos problemas listados nesta proposta e propondo sugestões a ele.
Sua carta deverá ter entre 20 e 30 linhas. Faça o seu planejamento considerando os passos a seguir:
Determine o assunto abordado na sua carta e procure saber qual é o órgão responsável pela resolução do problema destacado por você.
Pense nas informações que tornarão o problema claro e nas que podem ajudar em sua resolução: identifique onde ele ocorre, descreva suas características, os incômodos causados na população etc.
Sua resposta
Responda aqui
1.b)
(25,0 pontos)
Hora de escrever
Agora que você definiu o tema central de sua carta, é hora de pensar em sua estrutura, que deve conter os pontos a seguir:
Início do texto: sua carta de reclamação e solicitação deve conter data e local, vocativo e dados que permitam que você seja identificado(a) pelo órgão destinatário de seu texto.
Introdução: apresente o problema escolhido por você, detalhando dados que facilitem a sua identificação. Faça uma busca na internet por fotos que ajudem a ilustrar o problema e que podem ser anexadas à sua carta.
Desenvolvimento: argumente apresentando justificativas que fundamentem a sua reclamação e liste seus pedidos e suas sugestões para a solução do problema.
Conclusão: faça um resumo das providências que você espera que sejam tomadas.
Encerramento: escolha uma expressão cordial de despedida e assine sua carta.
Sua resposta
Responda aqui
1.c)
(25,0 pontos)
Rascunho
Agora é a hora de reunir suas ideias e colocá-las em forma de texto. Tente manter o foco no planejamento traçado anteriormente.
Sua resposta
Responda aqui
1.d)
(25,0 pontos)
Versão final
Após a escrita do rascunho do seu texto, faça uma leitura cuidadosa e altere o que julgar necessário.
Observe se seu texto segue a estrutura esperada para cartas de reclamação e solicitação.
Avalie se seus argumentos estão coerentes e claros.
Revise eventuais desvios gramaticais.
0 Respostas
Mais perguntas de Português
Top Semanal
Top Perguntas

Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.