Saúde desigualpelo menos dois tipos de desigualdade afetam a o...

Saúde desigual

pelo menos dois tipos de desigualdade afetam a oferta de serviços de saúde no brasil: as regionais e as de acesso da população a equipamentos e profissionais mesmo onde não há carência deles. o diagnóstico está no relatório "assistência médico-sanitária 2009", do ibge.
o estudo constatou a existência de apenas 2,3 leitos por mil habitantes, no país, cifra inferior ao preconizado pelo ministério da saúde (2,5 a 3 leitos). só a região sul se sai bem, com 2,6.
a má distribuição geográfica de recursos se evidencia também no tocante a postos de trabalho médicos. no norte, há 1,9 profissional por mil pessoas. no sudeste são 4,3. para piorar a situação, 40% dos profissionais trabalham nas capitais dos estados.
morar numa capital do sul ou do sudeste, contudo, não garante que os serviços sejam prestados no tempo devido. se a pessoa depender da rede pública de hospitais ou de estabelecimentos particulares conveniados com o sus, é provável que enfrente filas.
a desigualdade se manifesta de forma inequívoca no acesso a equipamentos para diagnóstico por imagem. são ferramentas basilares da medicina contemporânea, como aparelhos de tomografia, ressonância magnética e mamografia, entre outros.
é verdade que houve aumento de 27% na quantidade de aparelhos, de 2005 a 2009. no entanto, isso não solucionou o problema da desigualdade: unidades do sus, que atendem 75% da população, concentram meros 40% dos equipamentos.
a distorção é gritante. tome-se o exemplo da ressonância magnética: há 1,9 máquina por milhão de habitantes na rede do sus, contra 19,8 nos estabelecimentos que atendem os planos de saúde privados. a média do brasil é 6,3 e a de países industrializados, 11.
tal estado de coisas não irá se alterar sem um programa bem focalizado de melhoria de acesso. não basta, obviamente, comprar equipamentos caros e deixá-los enferrujar em prédios vazios -como ainda se vê em alguns casos. é preciso ter pessoal treinado para operá-los e mantê-los.

1.de acordo com o texto, quais os tipos de desigualdade que afetam os serviços de saúde no brasil? 2.o autor do editorial faz uma afirmação logo na introdução. que comprovação apresenta para dar credibilidade à sua informação? por que ele faz isso? ​

1 Resposta

Alternativa 5: Na área de meio Ambiente, políticas públicas, transportes, telecomunicações, agricultura, obras de engenharia, turismo, serviços de emergência, saúde, clima, entre outros.

Com o avanço das tecnologias torna-se muito comum a aplicação das mesmas em diversas áreas de estudo, sejam elas mais comuns como na área de ordenamento do território como em áreas menos comuns como na saúde.

Assim, as tecnologias aplicadas são hoje responsáveis por diversos setores, fazem com que os trabalhos ocorram de maneira mais rápida e da mesma forma de maneira mais eficaz para todos os elementos que pensamentos.

0

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.