Saúde desigualpelo menos dois tipos de desigualdade afetam a o...

Saúde desigual

pelo menos dois tipos de desigualdade afetam a oferta de serviços de saúde no brasil: as regionais e as de acesso da população a equipamentos e profissionais mesmo onde não há carência deles. o diagnóstico está no relatório "assistência médico-sanitária 2009", do ibge.
o estudo constatou a existência de apenas 2,3 leitos por mil habitantes, no país, cifra inferior ao preconizado pelo ministério da saúde (2,5 a 3 leitos). só a região sul se sai bem, com 2,6.
a má distribuição geográfica de recursos se evidencia também no tocante a postos de trabalho médicos. no norte, há 1,9 profissional por mil pessoas. no sudeste são 4,3. para piorar a situação, 40% dos profissionais trabalham nas capitais dos estados.
morar numa capital do sul ou do sudeste, contudo, não garante que os serviços sejam prestados no tempo devido. se a pessoa depender da rede pública de hospitais ou de estabelecimentos particulares conveniados com o sus, é provável que enfrente filas.
a desigualdade se manifesta de forma inequívoca no acesso a equipamentos para diagnóstico por imagem. são ferramentas basilares da medicina contemporânea, como aparelhos de tomografia, ressonância magnética e mamografia, entre outros.
é verdade que houve aumento de 27% na quantidade de aparelhos, de 2005 a 2009. no entanto, isso não solucionou o problema da desigualdade: unidades do sus, que atendem 75% da população, concentram meros 40% dos equipamentos.
a distorção é gritante. tome-se o exemplo da ressonância magnética: há 1,9 máquina por milhão de habitantes na rede do sus, contra 19,8 nos estabelecimentos que atendem os planos de saúde privados. a média do brasil é 6,3 e a de países industrializados, 11.
tal estado de coisas não irá se alterar sem um programa bem focalizado de melhoria de acesso. não basta, obviamente, comprar equipamentos caros e deixá-los enferrujar em prédios vazios -como ainda se vê em alguns casos. é preciso ter pessoal treinado para operá-los e mantê-los.

1.de acordo com o texto, quais os tipos de desigualdade que afetam os serviços de saúde no brasil? 2.o autor do editorial faz uma afirmação logo na introdução. que comprovação apresenta para dar credibilidade à sua informação? por que ele faz isso? ​

0 Respostas

Julliagatinhappank está aguardando sua ajuda.

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.