1 Resposta
essa conversa pode ser motivada por algumas perguntas, como: o que é uma narrativa? ; por que contamos histórias? ; já leram alguma narrativa de machado de assis? ; de que falam as histórias de machado?
atividade 2 - leitura do conto “a carteira”, de machado de assis.
a leitura pode ser “silenciosa” ou feita em voz alta pelo professor. essa escolha deverá ser feita levando-se em conta o nível de dificuldade dos alunos em abordar textos como o proposto. ao escutar o texto lido por um leitor mais proficiente, o aluno estará também realizando atividades inferenciais importantes para o seu desenvolvimento como leitor.
atividade 3 - compreendendo o texto lido
os alunos deverão, inicialmente, manifestar-se espontaneamente sobre o conto lido. o professor poderá mediar a interação propondo perguntas que permitam “aprofundar” as leituras produzidas pelos alunos. é possível que os alunos tenham dificuldades para compreender o desfecho surpreendente da narrativa, que nos revela o caso de amor entre gustavo e d. amélia e o fato de honório ter sido traído pelo amigo e pela mulher. com a ajuda do professor, os alunos devem retornar ao texto para compreendê-lo.
atividade 4 - discutindo o texto
os temas “fidelidade”, “traição”, “comportamento ético” costumam emergir da leitura desse conto. são temas que recorrem na obra de machado de assis. o professor deve aproveitar a oportunidade para conduzir uma discussão que permita aos alunos refletir sobre esses e outros temas a partir do diálogo com o texto de machado.
é importante também que o professor conduza os alunos à análise da linguage
Mais perguntas de Português
Top Semanal
Top Perguntas

Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.