a) na literatura europeia, o simbolismo não exerceu a função relevante que o distinguiu no Brasil.
b) os poetas simbolistas brasileiros não investem na sonoridade como forma de provocar sensações.
c) a imagem, recurso empregado com frequência na poesia brasileira de outros períodos, está ausente nos versos dos simbolistas.
d) a originalidade de Augusto dos Anjos não dificulta sua inserção no Simbolismo, uma vez que o poeta em nada se aproxima de outras tendências e estilos de época.
e) destacam-se, entre os simbolistas brasileiros, Cruz e Souza e Alphonsus de Guimaraens.
1 Resposta
O Simbolismo foi um movimento artístico e literário que surgiu na França, em 1880, e chegou ao Brasil no final do século XIX.
Quais são as principais características do Simbolismo?Em suas obras, os artistas estavam sempre em busca do mistério e da transcendência; resgataram a subjetividade do Romantismo; projeção da mentalidade humana, na qual se encontram os sonhos, as imaginações, o desvaneio e as loucuras; musicalidade; sinestesias; morte etc.
Quais são os principais expoentes do Simbolismo brasileiro?Cruz e Sousa, Alphonsus de Guimaraens, Emiliano Perneta, Dario Veloso, entre outros.
Qual é a alternativa correta?Letra E — destacam-se, entre os simbolistas brasileiros, Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens.
Análise do restante das alternativas:
a) INCORRETAEmbora na Europa o movimento estivesse mais voltado à arte, o simbolismo teve sim função relevante.
b) INCORRETAA musicalidade é uma das principais características do Simbolismo brasileiro.
c) INCORRETACruz e Sousa empregava, em diversas vezes, sinestesias, culminando-se em imagens.
d) INCORRETAO poeta Augusto do Anjos está inserido no Pré-Modernismo, um momento de transição da estética brasileira. Além disso, as obras de Augusto aproximam-se, e muito, de outras tendências artísticas da época, como o Parnasianismo.
Continue estudando noe aprenda muito mais! Acesse:
Mais perguntas de Português
Top Semanal
Top Perguntas

Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.