“Teatro” era o povo cantando livremente ao ar livre: o povo era o criador e o destinatário do espetáculo teatral, que se podia então chamar “canto ditirâmbico”. Era uma festa em que podiam todos livremente participar. Veio a aristocracia e estabeleceu divisões: algumas pessoas iriam ao palco e só elas poderiam representar enquanto que todas as outras permaneceriam sentadas, receptivas, passivas: estes seriam os espectadores, a massa, o povo.BOAL, A. O teatro do oprimido e outras poéticas políticas.
6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991, p. 14.
No trecho citado, o dramaturgo Augusto Boal expõe a dimensão social do teatro, evidenciando que
A
a livre participação do público nos espetáculos tornou-se inviável a partir da criação dos palcos teatrais.
B
o envolvimento direto do público transforma o espetáculo em festa e descaracteriza a ação teatral.
C
a divisão do espetáculo teatral entre atores e espectadores reflete a divisão da sociedade em classes.
D
o afastamento entre palco e plateia foi necessário para a sobrevivência do teatro na sociedade moderna.
E
a segmentação do espaço teatral foi uma mudança natural conforme a própria evolução da sociedade.
6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991, p. 14.
No trecho citado, o dramaturgo Augusto Boal expõe a dimensão social do teatro, evidenciando que
A
a livre participação do público nos espetáculos tornou-se inviável a partir da criação dos palcos teatrais.
B
o envolvimento direto do público transforma o espetáculo em festa e descaracteriza a ação teatral.
C
a divisão do espetáculo teatral entre atores e espectadores reflete a divisão da sociedade em classes.
D
o afastamento entre palco e plateia foi necessário para a sobrevivência do teatro na sociedade moderna.
E
a segmentação do espaço teatral foi uma mudança natural conforme a própria evolução da sociedade.
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