Trabalho baseado no livro “Jeremias – Pele”, de Rafael Calça e Jefferson Costa 1. A narrativa apresenta um menino que sonhava em ser astronauta. Na escola, ao escolher as profissões para a realização de um trabalho, a professora não aceitou essa opção. Comente esse episódio.
2. A professora também escolheu a profissão sobre a qual Bruna faria seu trabalho, embora a estudante tenha ficado contrariada. Procure explicar, criticamente, por que a menina não gostou da escolha e qual teria sido o motivo para a professora não aceitá-la.
3.Recorrentemente, um dos colegas de classe de Jeremias pratica “bullying” contra o protagonista e contra outros estudantes também. Chama atenção, por exemplo, os insultos de Jhonny contra Jeremias quando a turma fez uma visita ao museu. Faça um comentário crítico em relação a esse episódio.
4.Quando Jeremias foi suspenso, seu pai precisou ir buscá-lo na escola. No caminho, porém, sofreu uma abordagem pouco amistosa por parte de alguns policiais. Reflita sobre esse episódio, observando, com base em seu conhecimento de mundo e em notícias veiculadas em diversas mídias atualmente, se essa ainda é uma prática recorrente no Brasil e no mundo.
5. Em um ímpeto de raiva, Jeremias cortou o seu cabelo e essa atitude chamou a atenção de sua mãe. Como ela reagiu e qual foi a relação que ela estabeleceu com a sua própria experiência de vida?
6.Observe o relacionamento de Jeremias com seu avô e comente como isso o ajudou a superar alguns traumas.
7. No final da história, Jeremias conhece outro personagem criado por Maurício de Sousa. Quem é esse personagem e que relação eles estabelecem a partir desse encontro.
8.Voltando à cena do museu, é possível observar a presença de outros personagens de Maurício de Sousa, como uma forma de homenageá-lo. Identifique, a partir de elementos não verbais, a intertextualidade presente nesse episódio.
2. A professora também escolheu a profissão sobre a qual Bruna faria seu trabalho, embora a estudante tenha ficado contrariada. Procure explicar, criticamente, por que a menina não gostou da escolha e qual teria sido o motivo para a professora não aceitá-la.
3.Recorrentemente, um dos colegas de classe de Jeremias pratica “bullying” contra o protagonista e contra outros estudantes também. Chama atenção, por exemplo, os insultos de Jhonny contra Jeremias quando a turma fez uma visita ao museu. Faça um comentário crítico em relação a esse episódio.
4.Quando Jeremias foi suspenso, seu pai precisou ir buscá-lo na escola. No caminho, porém, sofreu uma abordagem pouco amistosa por parte de alguns policiais. Reflita sobre esse episódio, observando, com base em seu conhecimento de mundo e em notícias veiculadas em diversas mídias atualmente, se essa ainda é uma prática recorrente no Brasil e no mundo.
5. Em um ímpeto de raiva, Jeremias cortou o seu cabelo e essa atitude chamou a atenção de sua mãe. Como ela reagiu e qual foi a relação que ela estabeleceu com a sua própria experiência de vida?
6.Observe o relacionamento de Jeremias com seu avô e comente como isso o ajudou a superar alguns traumas.
7. No final da história, Jeremias conhece outro personagem criado por Maurício de Sousa. Quem é esse personagem e que relação eles estabelecem a partir desse encontro.
8.Voltando à cena do museu, é possível observar a presença de outros personagens de Maurício de Sousa, como uma forma de homenageá-lo. Identifique, a partir de elementos não verbais, a intertextualidade presente nesse episódio.
Mais perguntas de Português
Top Semanal
Top Perguntas

Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.