Um Apólogo, de Machado de Assis Compreendendo o texto - Um apólogo
1. Muitas vezes, um escritor reflete em sua obra aspectos da realidade da época em que vivia.
Porém, quando uma obra apresenta aspectos que podem ser aplicados a qualquer época e a todas as
pessoas, dizemos que o texto é atemporal, ou universal. Em sua opinião, os comportamentos
mostrados no texto "Um apólogo" são atemporais? Por quê?
2. Quando o alfinete aparece no apólogo, é dito que ele é "de cabeça grande e não menor
experiência". Com que sentido foi feita essa relação? Explique.
3. Releia o trecho a seguir:
- Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada, para fingir que vale alguma coisa
neste mundo?
A) A quem pertence essa fala no texto?
B) Por meio desse trecho, que características psicológicas desse personagem podem ser percebidas?
C) Ao longo do texto, que outras características psicológicas desse personagem podem ser
percebidas?
4. O tempo e o espaço são elementos de uma narrativa, pois auxiliam no desenvolvimento da
história narrada.
A) As ações que envolvem a linha e a agulha ocorreram em que lugar?
B) Em quanto tempo transcorreram os fatos narrados envolvendo a agulha e a linha?
C) Quanto tempo se passou do início do diálogo entre a linha e a agulha e o dia do término da
costura?
D) Em qual tempo verbal o apólogo foi narrado?
5. Que ensinamento o apólogo apresenta?
6. Textos como esse têm como objetivo provocar uma mudança de comportamento nos leitores.
Que atitude o texto lido busca provocar no leitor?
7. O narrador participa da história ou é apenas um observador? Explique.
8. O apólogo lido apresenta um confronto entre dois personagens.
A) Em sua primeira fala, o tom usado pela agulha expressa qual a intenção dela?
B) Pela resposta dada à linha, percebe-se que ela teve a mesma intenção da agulha ou não?
Explique.
9. No início, a agulha compete com a linha argumentando que ela, a agulha, era superior, pois
sempre ia à frente, abrindo caminho para a linha. Isso demonstra que a agulha era orgulhosa. No
entanto, no decorrer do texto, a linha demonstrou ser competitiva.
A) Em sua opinião, na vida real, que problemas uma pessoa muito competitiva pode ter?
B) Para você, em que situações ser competitivo pode ser algo positivo?
10. Leia os trechos a seguir:
- Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada [...]
Repito que sim, e falarei sempre que me der na cabeça.
Com que sentido as expressões destacadas foram empregadas nesses trechos?
Me ajudem purfavor tem só 1 dia pra entregar
1. Muitas vezes, um escritor reflete em sua obra aspectos da realidade da época em que vivia.
Porém, quando uma obra apresenta aspectos que podem ser aplicados a qualquer época e a todas as
pessoas, dizemos que o texto é atemporal, ou universal. Em sua opinião, os comportamentos
mostrados no texto "Um apólogo" são atemporais? Por quê?
2. Quando o alfinete aparece no apólogo, é dito que ele é "de cabeça grande e não menor
experiência". Com que sentido foi feita essa relação? Explique.
3. Releia o trecho a seguir:
- Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada, para fingir que vale alguma coisa
neste mundo?
A) A quem pertence essa fala no texto?
B) Por meio desse trecho, que características psicológicas desse personagem podem ser percebidas?
C) Ao longo do texto, que outras características psicológicas desse personagem podem ser
percebidas?
4. O tempo e o espaço são elementos de uma narrativa, pois auxiliam no desenvolvimento da
história narrada.
A) As ações que envolvem a linha e a agulha ocorreram em que lugar?
B) Em quanto tempo transcorreram os fatos narrados envolvendo a agulha e a linha?
C) Quanto tempo se passou do início do diálogo entre a linha e a agulha e o dia do término da
costura?
D) Em qual tempo verbal o apólogo foi narrado?
5. Que ensinamento o apólogo apresenta?
6. Textos como esse têm como objetivo provocar uma mudança de comportamento nos leitores.
Que atitude o texto lido busca provocar no leitor?
7. O narrador participa da história ou é apenas um observador? Explique.
8. O apólogo lido apresenta um confronto entre dois personagens.
A) Em sua primeira fala, o tom usado pela agulha expressa qual a intenção dela?
B) Pela resposta dada à linha, percebe-se que ela teve a mesma intenção da agulha ou não?
Explique.
9. No início, a agulha compete com a linha argumentando que ela, a agulha, era superior, pois
sempre ia à frente, abrindo caminho para a linha. Isso demonstra que a agulha era orgulhosa. No
entanto, no decorrer do texto, a linha demonstrou ser competitiva.
A) Em sua opinião, na vida real, que problemas uma pessoa muito competitiva pode ter?
B) Para você, em que situações ser competitivo pode ser algo positivo?
10. Leia os trechos a seguir:
- Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada [...]
Repito que sim, e falarei sempre que me der na cabeça.
Com que sentido as expressões destacadas foram empregadas nesses trechos?
Me ajudem purfavor tem só 1 dia pra entregar
0 Respostas
Mais perguntas de Português
Top Semanal
Top Perguntas

Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.