Uma Adjunta de Gestão Educacional - SAGE Texto 2A ocupação e e...

Uma Adjunta de Gestão Educacional - SAGE Texto 2
A ocupação e exploração do solo brasileiro foram e são determinantes para as
transformações radicais que os povos originários passam no decorrer de cinco séculos. Um
longo processo de devastação física e cultural eliminou grupos gigantescos e inúmeras
etnias indígenas, especialmente através do rompimento histórico entre os indios e a terra.
Por dentro da tradição da teoria social crítica, podemos captar elementos teórico-
metodológicos muito significativos para análise do processo histórico social vivido por esses
povos e apreender a leia contemporânea de ameaças à própria continuidade da existência
da vida indígena e sua possibilidade de autodeterminação e auto-organização.
Destaca-se a importància de reconhecer as mudanças que ocorrem com a interação
real entre a vida indígena no campo brasileiro (marcada por elementos singulares de
ruralidade) e o compartilhamento de diversos elementos próprios da vida em algumas
regiões brasileiras (os processos de proletarização e assalariamento indigena,
incorporação de tecnologia na vida cotidiana e na organização do trabalho).
Fonte: (Adaptado) Scielo (2020)
Questões:
3) Pesquise alguns conceitos e palavras apresentadas no texto 2 como: ruralidade,
proletarização, povos originários e outras que considerar relevantes para a compreensão
do texto.
4) Pode-se afirmar que os textos 1 e 2 abordam o mesmo assunto? Considerando as
características dos dois textos há diferença entre eles?​

1 Resposta

EDU.IA

Letra D

A Segunda Revolução industrial, iniciada no final do século XIX ( 1870),  elevou a competição entre empresas – e também entre os Estados – a um novo nível. Pequenas indústrias faliam ou eram compradas por empresas muito maiores do mesmo ramo, formando os trustes. Os trustes buscavam monopolizar a produção, o preço e o mercado de determinado produto. Contudo, para uma indústria crescer tanto, algumas coisas eram necessárias: mercado consumidor, mão de obra e matéria-prima.

Eventualmente, esgotaram-se esses fatores na Europa, o que levou os países do Velho Mundo a ter que buscar por novas colônias a fim de ter mercado consumidor, mão-de-obra e matéria-prima, gerando uma corrida imperialista

0

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.