Aos vinte e cinco anos de idade, Phineas P. Gage era funcionár...

Aos vinte e cinco anos de idade, Phineas P. Gage era funcionário de construção de ferrovias da empresa Rutland & Burlington. Devido a um acidente com explosivos, ele foi atingido por uma barra de ferro, que atravessou seu crânio, deixando-o cego do olho esquerdo. Após o acidente, Gage, que sempre fora dedicado e bom trabalhador, apresentou severas alterações de comportamento, passando a agir de forma totalmente diferente de como era antes, com atitudes displicentes, arruaceiras e briguentas. A respeito desse caso histórico e emblemático para a neuropsicologia e de aspectos relativos a distúrbios da personalidade, qual a região encefálica provavelmente foi comprometida? Além desta região comprometida, cite os outros lobos encefálicos e suas funções primárias.

1 Resposta

Jvoliveiraneonpfex

Divisão do Córtex Cerebral em Lobos

O córtex cerebral é dividido em:

Lobo frontal (localizado a partir do sulco central para a frente) - Responsável pela elaboração do pensamento, planejamento, programação de necessidades individuais e emoção.

Lobo Parietal (localizado a partir do sulco central para trás ) - Responsável pela sensação de dor, tato, gustação, temperatura, pressão. Estimulação de certas regiões deste lobo em pacientes conscientes, produzem sensações gustativas. Também está relacionado com a lógica matemática.

Lobo temporal (abaixo da fissura lateral) - É relacionado primariamente com o sentido de audição, possibilitando o reconhecimento de tons específicos e intensidade do som. Tumor ou acidente afetando esta região provoca deficiência de audição ou surdez. Esta área também exibe um papel no processamento da memória e emoção.

Lobo Occipital (se forma na linha imaginária do final do lobo temporal e parietal) - Responsável pelo processamento da informação visual. Danos nesta área promove cegueira total ou parcial.

Lobo Límbico (ao redor da junção do hemisfério cerebral e tronco encefálico) - Está envolvido com aspectos do comportamento emocional e sexual e com o processamento da memória.

Mais perguntas de Psicologia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.