Trecho 1.
[O desenvolvimento do ser humano é uma das áreas de estudo da Psicologia, interdisciplinarmente, com as áreas de Medicina, Antropologia, Sociologia, Biologia, Genética, Educação e História. Desde o momento da concepção até o final de sua vida, o ser humano passa por uma transformação que é objeto de estudos científicos, com o objetivo de conhecer os processos sistemáticos que ocorrem e os cientistas denominam de “desenvolvimento do ciclo de vida”. Segundo Papalia e Feldman (2013, p. 32): [...] os cientistas do desenvolvimento estudam os processos de mudança e estabilidade em todos os domínios, ou aspectos [...] do eu: físico, cognitivo e psicossocial].
Trecho 2.
[...] as questões mais importantes no estudo do desenvolvimento das crianças incluem o que é inato e aprendido, continuidade e descontinuidade e experiências iniciais e tardias. A questão inato-aprendido envolve o debate: o desenvolvimento é essencialmente influenciado pela natureza inata ou pela aquisição através da aprendizagem? Inato se refere à herança biológica do organismo; aprendido se refere às experiências ambientais [...] A questão continuidade- -descontinuidade discute se o desenvolvimento envolve mudanças gradativas e cumulativas (continuidade) ou estágios distintos (descontinuidade) [...] A questão da experiência inicial-posterior enfoca em que grau as experiências iniciais (especialmente na infância) e as experiências posteriores determinam o desenvolvimento da criança. Isto é, se a criança passa por experiências prejudiciais, ela pode superá-las com experiências positivas mais tarde? Todas estas questões ainda continuam a ser muito debatidas pelos desenvolvimentistas. (SANTROCK, 2009, p. 30)
1 Resposta
Aqui vemos uma citação indireta:
"O desenvolvimento do ser humano é uma das áreas de estudo da Psicologia, interdisciplinarmente, com as áreas de Medicina, Antropologia, Sociologia, Biologia, Genética, Educação e História. Desde o momento da concepção até o final de sua vida, o ser humano passa por uma transformação que é objeto de estudos científicos, com o objetivo de conhecer os processos sistemáticos que ocorrem e os cientistas denominam de “desenvolvimento do ciclo de vida”
Aqui temos uma citação direta.
Segundo Papalia e Feldman (2013, p. 32): [...] os cientistas do desenvolvimento estudam os processos de mudança e estabilidade em todos os domínios, ou aspectos [...] do eu: físico, cognitivo e psicossocial].
Aqui temos uma citação indireta:
[...] as questões mais importantes no estudo do desenvolvimento das crianças incluem o que é inato e aprendido, continuidade e descontinuidade e experiências iniciais e tardias. A questão inato-aprendido envolve o debate: o desenvolvimento é essencialmente influenciado pela natureza inata ou pela aquisição através da aprendizagem? Inato se refere à herança biológica do organismo; aprendido se refere às experiências ambientais [...]
Aqui vemos uma citação direta.
A questão da experiência inicial-posterior enfoca em que grau as experiências iniciais (especialmente na infância) e as experiências posteriores determinam o desenvolvimento da criança. Isto é, se a criança passa por experiências prejudiciais, ela pode superá-las com experiências positivas mais tarde? Todas estas questões ainda continuam a ser muito debatidas pelos desenvolvimentistas. (SANTROCK, 2009, p. 30).
Quando o pesquisador utiliza a citação direta, ele se refere diretamente as ideias da referência estudada.
Principalmente em trabalhos acadêmicos, a pesquisa é tão importante quanto artigos de produção científica, não devendo de maneira nenhuma o pesquisador fraudar, ou modificar aquilo que foi apresentado pelo autor original da obra utilizada como referência.
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