— Entender como são produzidos os conhecimentos; — Compreender a importância das Ciências para a humanidade e o meio ambiente. — Desenvolvendo o tema: A Ciência e o desenvolvimento científico Você sabe como os conhecimentos são produzidos? Como os primeiros habitantes construíram técnicas para caçar, plantar e colher seu próprio alimento, criar o fogo e até mesmo construir suas casas? Os primeiros habitantes ainda não sabiam, mas estavam fazendo ciência. A ciência refere-se à aquisição do conhecimento baseado no método científico, ou seja, a algo que precisa ser testado e obtido por meio de estudos, observações e experimentações. A ciência é diferente do senso comum. Entendemos como senso comum a união dos saberes do cotidiano, algo que é subjetivo e varia de pessoa para pessoa, de grupo para grupo e de região para região. Pode-se deduzir que as grandes descobertas surgiram com a valorização das ideias e da experimentação. Alguns personagens importantes da história das ciências fazem parecer que a ciência surgiu da experimentação do cotidiano. O físico e matemático Arquimedes (287 a. C.-212 a. C.) foi um exemplo disso. Quando o rei lhe pediu para descobrir se estava sendo enganado pelo ourives, a quem encomendou uma coroa de ouro puro, ele achou a resposta enquanto tomava banho. Ele observou que a quantidade de água que caía da banheira quando ele entrava nela tinha o mesmo volume que seu corpo. Então percebeu que a água se desloca na proporção da matéria que ocupa tal espaço. Foi quando ele saiu pela rua gritando: Eureca, eureca! Nasceu assim um dos fundamentais princípios da hidrostática: Princípio de Arquimedes. Outro cientista importante para a área das Ciências é Isaac Newton (1643-1727). Isaac Newton propôs a existência de uma força atraindo os corpos em direção à Terra e esse foi o primeiro passo para a descoberta da gravitação universal. Alguns contam que Newton estava sentado sob uma macieira e uma maçã caiu sobre a sua cabeça, o que o fez pensar na teoria gravitacional. Existem vários outros cientistas que ao longo da humanidade tiveram um papel importante na história das ciências, desde a Grécia Antiga, como Aristóteles (384 a. C.-322 a. C.), Pitágoras (570 a. C.-490 a. C.), Tales (624 a. C.-548 a. C.), até o período renascentista, como Copérnico (1473-1543), Galileu Galilei (15641642) e Kepler (1571-1630), além de cientistas contemporâneos, como Rosalind Franklin (1920-1958), Victoria Kaspi (1967) e Sandra Díaz (1961), que têm contribuído imensuravelmente para a sociedade. Os estudos científicos têm atuação nos avanços nos campos da saúde, da alimentação, do ambiente, da tecnologia, da energia e em muitos outros setores, melhorando a qualidade de vida das populações e enriquecendo as sociedades intelectual, social e culturalmente. Ao responder a grandes perguntas e enfrentar desafios importantes do nosso cotidiano, a ciência contribui para a geração de conhecimentos e melhora a educação e a qualidade de vida das pessoas. ➪Responda às questões:
a) Como você acredita que ocorre a produção de conhecimento científico?
b) O que é um saber popular? Dê alguns exemplos que você conhece.
c) Escolha um cientista de qualquer área do conhecimento. Em seguida, elabore um pequeno relato da sua descoberta científica.
d) Escreva algumas implicações positivas para a sociedade recebidas pelos estudos científicos?
a) Como você acredita que ocorre a produção de conhecimento científico?
b) O que é um saber popular? Dê alguns exemplos que você conhece.
c) Escolha um cientista de qualquer área do conhecimento. Em seguida, elabore um pequeno relato da sua descoberta científica.
d) Escreva algumas implicações positivas para a sociedade recebidas pelos estudos científicos?
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