Governo de SEDUC
Secretaria de Estado
de Educação
Mato
Grosso
Governo de
SEDUC
Secreta de Estado
de Educacio
Mato
Grosso
Atenção!
É importante observar que ao se tratar de uma história em
quadrinhos organizada somente com imagens, precisamos ficar
mais atentos aos desenhos e as expressões faciais para
compreendermos melhor a mensagem
escritor Voltou a criar histórias. Agora, sem culpa e sem medo. No momento está
escrevendo um conto. É a história de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta
porque mentia...
Fonte Acessaber (2020)
Leia o texto 3 para responder as questões de 1 a 4.
Desafios
1. Quem são os personagens principais do texto 4?
O conto é um dos mais tradicionais gêneros literários e um dos mais lidos pelo
público na atualidade. Por ser curto, esse tipo de texto tem alcançado cada vez
mais espaço, circulando em redes sociais e blogs pela internet
As principais características do conto são a presença dos elementos tradicionais
da narrativa - personagens, tempo, espaço e enredo.
2. O que motivou Felipe a reduzir as suas mentiras?
Texto 3. O conto da mentira
3. Releia o trecho do texto: "Voltou a criar histórias. Agora, sem culpa e sem
medo". Explique por que, agora, Felipe não se sente culpado e com medo de
contar mentiras:
4. Qual é a finalidade do uso das aspas em diversos trechos do texto 4?
Rogério Augusto
Todo dia Felipe inventava uma mentira. "Mäe, a vovó tá no telefone!". A mãe
largava a louça na pia e corria até a sala. Encontrava o telefone mudo.
O garoto havia inventado morte do cachorro, nota dez em matemática, gol de
cabeça em campeonato de rua. A mãe tentava assustá-lo: "Seu nariz vai ficar igual ao
do Pinóquiol". Felipe ria na cara dela: "Quem ta mentindo é você! Não existe ninguém
de madeira!"
O pai de Felipe também conversava com ele: "Um dia você contará uma
verdade e ninguém acreditará!". Felipe ficava pensativo. Mas no dia seguinte...
Então, aconteceu o que seu pai alertara. Felipe assistia a um programa na TV.
A apresentadora ligou para o número do telefone da casa dele. Felipe tinha sido
sorteado. O prêmio era uma bicicleta: "É verdade, mãe! A moça quer falar com você
no telefone pra combinar a entrega da bicicleta. É verdade!".
A mãe de Felipe fingiu não ouvir. Continuou preparando o jantar em silêncio
Resultado: Felipe deixou de ganhar o prêmio. Então, ele começou a reduzir suas
mentiras Até que um dia deixou de contá-las. Bem, Felipe cresceu e tornou-se um
5. Agora é sua vez de produzirl A partir do estudo do gênero História em
Quadrinhos e da análise dos textos 1 e 2 produza uma História em Quadrinhos
com um tema bem divertido e de sua preferência.
As fontes das imagens e materiais de pesquisas utilizados para elaboração desta atividade semanal,
estão disponibilizados no documento Referências Bibliográficas (115)
4
As fontes das imagens e materiais de pesquisas utilizados para elaboração desta atividade semanal,
estão disponibilizados no documento Referências Bibliográficas (118)
Secretaria de Estado
de Educação
Mato
Grosso
Governo de
SEDUC
Secreta de Estado
de Educacio
Mato
Grosso
Atenção!
É importante observar que ao se tratar de uma história em
quadrinhos organizada somente com imagens, precisamos ficar
mais atentos aos desenhos e as expressões faciais para
compreendermos melhor a mensagem
escritor Voltou a criar histórias. Agora, sem culpa e sem medo. No momento está
escrevendo um conto. É a história de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta
porque mentia...
Fonte Acessaber (2020)
Leia o texto 3 para responder as questões de 1 a 4.
Desafios
1. Quem são os personagens principais do texto 4?
O conto é um dos mais tradicionais gêneros literários e um dos mais lidos pelo
público na atualidade. Por ser curto, esse tipo de texto tem alcançado cada vez
mais espaço, circulando em redes sociais e blogs pela internet
As principais características do conto são a presença dos elementos tradicionais
da narrativa - personagens, tempo, espaço e enredo.
2. O que motivou Felipe a reduzir as suas mentiras?
Texto 3. O conto da mentira
3. Releia o trecho do texto: "Voltou a criar histórias. Agora, sem culpa e sem
medo". Explique por que, agora, Felipe não se sente culpado e com medo de
contar mentiras:
4. Qual é a finalidade do uso das aspas em diversos trechos do texto 4?
Rogério Augusto
Todo dia Felipe inventava uma mentira. "Mäe, a vovó tá no telefone!". A mãe
largava a louça na pia e corria até a sala. Encontrava o telefone mudo.
O garoto havia inventado morte do cachorro, nota dez em matemática, gol de
cabeça em campeonato de rua. A mãe tentava assustá-lo: "Seu nariz vai ficar igual ao
do Pinóquiol". Felipe ria na cara dela: "Quem ta mentindo é você! Não existe ninguém
de madeira!"
O pai de Felipe também conversava com ele: "Um dia você contará uma
verdade e ninguém acreditará!". Felipe ficava pensativo. Mas no dia seguinte...
Então, aconteceu o que seu pai alertara. Felipe assistia a um programa na TV.
A apresentadora ligou para o número do telefone da casa dele. Felipe tinha sido
sorteado. O prêmio era uma bicicleta: "É verdade, mãe! A moça quer falar com você
no telefone pra combinar a entrega da bicicleta. É verdade!".
A mãe de Felipe fingiu não ouvir. Continuou preparando o jantar em silêncio
Resultado: Felipe deixou de ganhar o prêmio. Então, ele começou a reduzir suas
mentiras Até que um dia deixou de contá-las. Bem, Felipe cresceu e tornou-se um
5. Agora é sua vez de produzirl A partir do estudo do gênero História em
Quadrinhos e da análise dos textos 1 e 2 produza uma História em Quadrinhos
com um tema bem divertido e de sua preferência.
As fontes das imagens e materiais de pesquisas utilizados para elaboração desta atividade semanal,
estão disponibilizados no documento Referências Bibliográficas (115)
4
As fontes das imagens e materiais de pesquisas utilizados para elaboração desta atividade semanal,
estão disponibilizados no documento Referências Bibliográficas (118)
Mais perguntas de Química
Top Semanal
Não há posts populares disponíveis nos últimos 7 dias.
Top Perguntas
Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.