O trecho a seguir é uma fala do Sr. Visconde extraída do livro...

O trecho a seguir é uma fala do Sr. Visconde extraída do livro de Monteiro Lobato, O Poço do Visconde. "E também a livra [a matéria orgânica] da fome insaciável do maior urubu que existe na Natureza, o tal Senhor Oxigênio. Este freguês tem um apetite de cabra. Come tudo quanto encontra, isto é, oxida tudo quanto encontra, como dizem os químicos. O oxigênio existe na água e no ar; por isso a matéria orgânica que cai na água, ou está exposta ao ar, estraga-se depressa, desaparece, oxida-se – é devorada, em suma, pelo terrível urubu." O Sr. Visconde se refere à oxidação da matéria orgânica pelo oxigênio. Essa oxidação é promovida pelo a) oxigênio molecular dissolvido na água ou presente no ar. É esse tipo de oxigênio que os peixes utilizam na respiração. No entanto, há átomos de oxigênio que constituem as moléculas da água, mas que não promovem a oxidação nem são utilizados na respiração dos peixes. b) oxigênio atômico dissolvido na água ou presente no ar. É esse tipo de oxigênio que os peixes utilizam na respiração. Existe também o oxigênio molecular, que constitui as moléculas da água; ele não promove a oxidação nem é utilizado na respiração dos peixes. c) oxigênio molecular dissolvido na água ou presente no ar. Esse tipo de oxigênio promove a oxidação da matéria orgânica, mas não é o oxigênio utilizado na respiração dos peixes. Na respiração dos peixes são utilizados os átomos de oxigênio que constituem as moléculas da água. d) oxigênio atômico dissolvido na água ou presente no ar. Esse tipo de oxigênio promove a oxidação da matéria orgânica, mas não é o oxigênio utilizado na respiração dos peixes. Na respiração dos peixes, é utilizado o oxigênio molecular que constitui as moléculas da água.

#UNICAMP

1 Resposta

Wanessa

Sobre o papel que o oxigênio tem em um meio, a resposta certa é a:

d) oxigênio atômico dissolvido na água ou presente no ar. Esse tipo de oxigênio promove a oxidação da matéria orgânica, mas não é o oxigênio utilizado na respiração dos peixes. Na respiração dos peixes, é utilizado o oxigênio molecular que constitui as moléculas da água.

Isso porque o oxigênio está presente tanto na água como no ar e serve como forma de possibilitar a respiração dos animais, bem como reações químicas das mais diversas no meio ambiente.

Alem disso, é responsável pela oxidação dos materiais tendo em vista que faz com que perca elétrons, provocando o ferrugem. Veja que um objeto oxida tanto na água quando se ele estiver exposto pelo ar.

O texto ainda fala da diferença entre o oxigênio atômico e o molecular.

espero ter ajudado!

Mais perguntas de Química





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

'; var conteudo = document.getElementById("question").innerHTML; // Encontre o ponto de divisão no texto var pontoDivisao = conteudo.indexOf('\n'); if (pontoDivisao === -1) { pontoDivisao = conteudo.indexOf('
'); } if (pontoDivisao !== -1) { var conteudoAtualizado = conteudo.slice(0, pontoDivisao) + anuncio + conteudo.slice(pontoDivisao); document.getElementById("question").innerHTML = conteudoAtualizado; }