Um aluno do ensino médio, ao utilizar argumento criativo para classificar uma solução com base em seu coeficiente de solubilidade, apresentou a seguinte resposta: “Solução insaturada – limonada com pouco açúcar.
Solução saturada – açúcar na medida certa, sente-se um suco de limão adocicado.
Solução supersaturada – uma limonada em que não se sente mais o gosto do limão, só do açúcar”.
A professora explicou que o coeficiente de solubilidade varia de acordo com o soluto, com a quantidade de solvente e com a temperatura em que se encontra a solução, fazendo uso do gráfico abaixo, cuja curva mostra a quantidade máxima de soluto dissolvido para uma dada temperatura.
Fonte: Disponível em: . Acesso em: 18 set. 2014.
Analise o gráfico (em anexo) utilizado pela professora e explique, com base no conceito do aluno, as situações representadas pelas soluções A e B. Justifique cada situação.
Solução saturada – açúcar na medida certa, sente-se um suco de limão adocicado.
Solução supersaturada – uma limonada em que não se sente mais o gosto do limão, só do açúcar”.
A professora explicou que o coeficiente de solubilidade varia de acordo com o soluto, com a quantidade de solvente e com a temperatura em que se encontra a solução, fazendo uso do gráfico abaixo, cuja curva mostra a quantidade máxima de soluto dissolvido para uma dada temperatura.
Fonte: Disponível em: . Acesso em: 18 set. 2014.
Analise o gráfico (em anexo) utilizado pela professora e explique, com base no conceito do aluno, as situações representadas pelas soluções A e B. Justifique cada situação.
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