A carcinogênese, por sua vez, é caracterizada pela produção de...

A carcinogênese, por sua vez, é caracterizada pela produção de clones de células com alterações genéticas e epigenéticas, comumente associadas com a expressão e função anormais de proto-oncogenes e/ou antioncogenes, que resultam, sobretudo, em perda do controle sobre a diferenciação e proliferação celulares. Estes clones exibem propriedades típicas de células que não sofreram diferenciação terminal completa, ou seja, mantêm a imortalidade e capacidade de responder a estímulo proliferativo. Segundo esta perspectiva, considera-se o câncer uma doença de diferenciação. A diferenciação celular constitui um processo biológico complexo e vital, uma vez que regula a expressão de um grande número de genes ligados a funções tecido-específicas e controla a proliferação celular. Considerando que o processo de diferenciação compreende diversas etapas programadas geneticamente, analise as afirmativas a seguir: I. a ativação e/ou repressão de inúmeros genes.

II. a diferenciação terminal completa, associada à perda irreversível do potencial proliferativo.

III. a repressão progressiva da capacidade de responder a fatores mitogênicos.

IV. a proliferação de células progenitoras ou células-tronco (stem cells), imortais e que respondem a estímulo mitogênico.

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:

Escolha uma:
a.
I, II, III e IV.

b.
II, III e IV, apenas.

c.
I, III e IV, apenas.

d.
I, II e III, apenas.

e.
I, II e IV, apenas.

1 Resposta

Aryanemendes

d.

a expressão e função anormais de proto-oncogenes e/ou antioncogenes, que resultam, sobretudo, em aumento do controle sobre a apoptose.

Explicação:

marca a minha como melhor resposta por favor

Mais perguntas de Saúde





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

'; var conteudo = document.getElementById("question").innerHTML; // Encontre o ponto de divisão no texto var pontoDivisao = conteudo.indexOf('\n'); if (pontoDivisao === -1) { pontoDivisao = conteudo.indexOf('
'); } if (pontoDivisao !== -1) { var conteudoAtualizado = conteudo.slice(0, pontoDivisao) + anuncio + conteudo.slice(pontoDivisao); document.getElementById("question").innerHTML = conteudoAtualizado; }