Doenças transmitidas por alimentos (DTA) são aquelas causadas...

Doenças transmitidas por alimentos (DTA) são aquelas causadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados. No Brasil, a maioria das DTA são causadas por bactérias (principalmente por Salmonella sp., Escherichia coli e Staphylococcus sp.) e sua ocorrência vem aumentando de modo significativo em nível mundial. Vários são os fatores que contribuem para a emergência dessas doenças, como: condições de saneamento e qualidade da água para consumo humano impróprios; práticas inadequadas de higiene pessoal e consumo de alimentos contaminados. A multiplicidade de agentes causais e as suas associações a alguns dos fatores citados resultam em um número significativo de possibilidades para a ocorrência das DTA, infecções ou intoxicações que podem se apresentar de forma crônica ou aguda, com características de surto ou de casos isolados, com distribuição localizada ou disseminada e com formas clínicas diversas.

O tratamento das DTA depende da sintomatologia de cada caso, mas em geral, são doenças autolimitadas, com exceção de alguns casos em que coexistem outras patologias, em crianças, idosos e imunodeprimidos, e dependendo do grau de toxigenicidade do agente etiológico envolvido.

Sabendo que a maioria das DTA são autolimitadas, ou seja, têm cura espontânea sem a necessidade da utilização de medicamentos, você já parou para pensar sobre a morfologia das bactérias que invadem nosso organismo e como o sistema imunológico atua para combater este invasor?

0 Respostas

Yarawaneska está aguardando sua ajuda.

Mais perguntas de Saúde





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.