1 — Através do texto, a autora Carolina Maria de Jesus dá voz...

1 — Através do texto, a autora Carolina Maria de Jesus dá voz à sua condição étnica, social e feminina. A autora descreve alguns problemas que ela enfrenta, quais são eles? 2 — Leia o fragmento abaixo extraído do livro Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus. "1 DE JULHO... Eu percebo que se este Diário for publicado vai magoar muita gente. Tem pessoa que quando me ver passar saem da janela ou fecham as portas. Estes gestos não me ofendem. Eu até gosto porque não preciso parar para conversar. (...) Quando passei perto da fábrica vi vários tomates. Ia pegar quando vi o gerente. Não aproximei porque ele não gosta que pega. Quando carregam os caminhões os tomates caem no solo e quando os caminhões saem esmaga-os. Mas a humanidade é assim. Prefere vê estragar do que deixar seus semelhantes aproveitar." (JESUS, 1997, p. 69.) (UNIMONTES-2014) Sobre o excerto acima e sobre o livro Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus, a única afirmativa INCORRETA é: a) Para a autora, os papéis colhidos nas ruas são sua fonte de sobrevivência e, mais tarde, a matéria-prima para a escrita dos seus diários. b) Os diários, além de uma forma de extravasamento da raiva e de fazer-se conhecer, eram, para a autora, um registro da memória. c) A dimensão social e humanística do romance é perceptível por meio da confissão diarística da narradora. d) A linguagem de norma culta e singular da escritora do povo legitima o lugar social de sua autora. 3 — (IFSULDEMINAS-2011) Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus, tem como traço recorrente, EXCETO: a) denúncia contra o racismo b) crítica ao descaso do governo com a favela c) linguagem padrão d) repetição da rotina da autora 12 4 — (UNIMONTES-2014) Sobre o livro Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus, todas as afirmati- vas abaixo estão corretas, EXCETO: a) A autora — mulher, negra, mãe solteira — assinala a sua escrita com a consciência do que é estar no "quarto de despejo" da grande cidade de São Paulo. b) O ato cotidiano de recolher resíduos da sociedade paulistana é uma evasão de uma mulher que se sente marginalizada. c) O diário Quarto de despejo é constituído de fragmentos de vida reunidos em cadernos encon- trados nas ruas. d) Os relatos diários são marcados por um olhar de denúncias e pela descrição da rotina marginal de sua autora. 5 — Através de sua obra, Carolina denuncia os problemas comuns enfrentados pela população, o pre- conceito, as injustiças contra as mulheres e negros. Apesar de ser uma obra publicada em 1960, ainda hoje, as desigualdades sociais ignoram uma grande parte da população. Veja a imagem a seguir e escreva uma carta para Carolina. Faça uma reflexão sobre o texto Quarto de Despejo e a imagem abaixo.

1 Resposta

menillyguerra

1 — A autora descreve alguns problemas que ela enfrenta, quais são eles?

A fome; a falta de emprego e de renda; moradia precária; trabalho precarizado; problemas com a vizinhança; entre outros.

2 — (UNIMONTES-2014) Sobre o excerto acima e sobre o livro Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus, a única afirmativa INCORRETA é:

D) A linguagem de norma culta e singular da escritora do povo legitima o lugar social de sua autora.

> A linguagem empregada pela autora não segue a norma culta, pois apresenta marcas de variação social, que ajudam a legitimar o lugar social em que se encontra a autora.

3 — (IFSULDEMINAS-2011) Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus, tem como traço recorrente, EXCETO:

C) linguagem padrão

> O texto foge da linguagem padrão, contendo marcar da linguagem informal e da variação social como forma de mostrar a condição social na qual vivia a autora.

0

Mais perguntas de Sociologia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.