Os bens simbólicos são determinados unicamente pelo econômico? justifique a resposta
1 Resposta
A RELAÇÃO EDUCAÇÃO E SOCIEDADE (*)
Os Fatores Sociais que Intervém no Processo Educativo
Alberto Noé (**)
(*) Publicado na Revista Avaliação
Universidade de Campinas
Campinas, vol. 5 nº 3 (17) ? setembro 2000
(**) Doutor em Sociologia (USP)
Profesor do Programa de Doutorado em Ciencias Sociais da Universidade de Buenos Aires
e-mail: [email protected]
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é percorrer a trajetória sociológica dosdiferentes desenvolvimentos teóricos sobre a questão Educação eSociedade. Trataremos de encontrar as articulações existentes entre asproposições sobre a Educação e os postulados teóricos globais dos quaisemergem.
Também delimitaremos o conceito de Educação e as funções do processoeducacional no interior da sociedade, para então considerar asabordagens que dão conta da relação Educação e Sociedade e ver quais osfatores sociais que intervêm nos processos educativos e como se integramnestes postulados com as estratégias analíticas.
Na primeira parte, analisaremos os principais tópicos dos clássicos daSociologia delimitando o exame a determinados postulados básicos. Nasegunda parte analisaremos as questões mais significativas e ostratamentos mais diversos sobre a relação Educação e Sociedade.
OS CLÁSSICOS DO PENSAMENTO SOCIAL
Os Fatores Sociais que Intervém no Processo Educativo
Alberto Noé (**)
(*) Publicado na Revista Avaliação
Universidade de Campinas
Campinas, vol. 5 nº 3 (17) ? setembro 2000
(**) Doutor em Sociologia (USP)
Profesor do Programa de Doutorado em Ciencias Sociais da Universidade de Buenos Aires
e-mail: [email protected]
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é percorrer a trajetória sociológica dosdiferentes desenvolvimentos teóricos sobre a questão Educação eSociedade. Trataremos de encontrar as articulações existentes entre asproposições sobre a Educação e os postulados teóricos globais dos quaisemergem.
Também delimitaremos o conceito de Educação e as funções do processoeducacional no interior da sociedade, para então considerar asabordagens que dão conta da relação Educação e Sociedade e ver quais osfatores sociais que intervêm nos processos educativos e como se integramnestes postulados com as estratégias analíticas.
Na primeira parte, analisaremos os principais tópicos dos clássicos daSociologia delimitando o exame a determinados postulados básicos. Nasegunda parte analisaremos as questões mais significativas e ostratamentos mais diversos sobre a relação Educação e Sociedade.
OS CLÁSSICOS DO PENSAMENTO SOCIAL
Mais perguntas de Sociologia
Top Semanal
Top Perguntas

Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.