Análise estratégica em marketing por dayane freire romagnolo 1...

Juhbs

Análise estratégica em marketing por dayane freire romagnolo 1 semana atrás
, pessoali
sejam muito bem-vindos(as) ao fórum de discussão de "planejamento e inteligência de marketing.
sou a professora dayane freire romagnolo, responsável pela disciplina.
os profissionais da área de marketing sabem da importância da análise dos ambientes interno e externo da organização. para isso, contamos com diversas ferramentas de
gestão que nos auxiliam no dia a dia.
para discutirmos algumas dessas ferramentas, peço que leiam o caso da empresa bic:
a bic foi fundada, em 1944, por marcel bich e edouard buffard. em 1950, eles produziram a famosa caneta esferográfica cristal, mundialmente conhecida, que possui cerca de
30% de participação do mercado, isto é, o carro-chefe da companhia, seguida dos aparelhos de barbear, em posição de vendas.
mas, a caneta não é o único produto do portfólio da bic, eles comercializam outros tipos de canetas, além de isqueiros, barbeadores, produtos de papelaria, adesivos, lápis,
acendedores de fogão e demais produtos desenvolvidos sob o conceito de descartabilidade. em 1998, eles arriscaram um novo produto, uma linha de roupas íntimas, no
mesmo formato descartável" dos outros, o resultado? fracassol em menos de um ano, o produto foi recolhido das prateleiras, visto que a ideia de uma roupa intima
descartavel nao agradou ao público. entretanto, nos últimos anos, um produto que tem ganhado visibilidade é a linha de barbeadores femininos, que contam com tecnologias
diferenciadas de lubrificação, próximo à lâmina, para um barbear mais suave e macio.
o caso da empresa bic possui um bom exemplo de aplicabilidade da matriz bcg, estudada na aula 1. inclusive, anexei um texto que fala mais sobre o assunto, aqui, em
nosso fórum
a proposta é que você aplique a matriz bcg aos produtos bic (tanto aos apresentados no texto quantos para outros produtos da marca, que você conheça). em sua
resposta, você deve indicar o produto e o respectivo quadrante da matriz bcg ao qual ele pertence (estrela; vaca leiteira; abacaxi; questionamento), explicando o
motivo para isso.
ainda, você pode utilizar mais uma ferramenta (pest, swot, cinco forças de porter, vbr, vrio, ansoff, ge etc.) para analisar o caso da empresa bic. ok? a ideia aqui
é enxergar a empresa interna e externamente, pensando em estratégias de crescimento e competitividade.
h
.
e​

1 Resposta

Considerando o conceito de matriz BCG, sua aplicação é possível aos produtos da empresa BIC, da seguinte forma:

- Quadrante Estrela: é possível levar em conta o produto conhecido como a caneta  esferográfica cristal, visto que se encontra em um mercado em crescimento.

- Quadrante questionamento: aborda as oportunidades de mercado possíveis, como por exemplo, os barbeadores femininos.

- Quadrante Vaca Leiteira: diz respeito à caneta BIC, visto que a mesma é o produto líder.

- Quadrante Abacaxi: considera os produtos em declínio, como por exemplo, as roupas íntimas descartáveis.

Bons estudos!

0

Mais perguntas de Administração





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.