Análise estratégica em marketing por dayane freire romagnolo 1...

Análise estratégica em marketing por dayane freire romagnolo 1 semana atrás
, pessoali
sejam muito bem-vindos(as) ao fórum de discussão de "planejamento e inteligência de marketing.
sou a professora dayane freire romagnolo, responsável pela disciplina.
os profissionais da área de marketing sabem da importância da análise dos ambientes interno e externo da organização. para isso, contamos com diversas ferramentas de
gestão que nos auxiliam no dia a dia.
para discutirmos algumas dessas ferramentas, peço que leiam o caso da empresa bic:
a bic foi fundada, em 1944, por marcel bich e edouard buffard. em 1950, eles produziram a famosa caneta esferográfica cristal, mundialmente conhecida, que possui cerca de
30% de participação do mercado, isto é, o carro-chefe da companhia, seguida dos aparelhos de barbear, em posição de vendas.
mas, a caneta não é o único produto do portfólio da bic, eles comercializam outros tipos de canetas, além de isqueiros, barbeadores, produtos de papelaria, adesivos, lápis,
acendedores de fogão e demais produtos desenvolvidos sob o conceito de descartabilidade. em 1998, eles arriscaram um novo produto, uma linha de roupas íntimas, no
mesmo formato descartável" dos outros, o resultado? fracassol em menos de um ano, o produto foi recolhido das prateleiras, visto que a ideia de uma roupa intima
descartavel nao agradou ao público. entretanto, nos últimos anos, um produto que tem ganhado visibilidade é a linha de barbeadores femininos, que contam com tecnologias
diferenciadas de lubrificação, próximo à lâmina, para um barbear mais suave e macio.
o caso da empresa bic possui um bom exemplo de aplicabilidade da matriz bcg, estudada na aula 1. inclusive, anexei um texto que fala mais sobre o assunto, aqui, em
nosso fórum
a proposta é que você aplique a matriz bcg aos produtos bic (tanto aos apresentados no texto quantos para outros produtos da marca, que você conheça). em sua
resposta, você deve indicar o produto e o respectivo quadrante da matriz bcg ao qual ele pertence (estrela; vaca leiteira; abacaxi; questionamento), explicando o
motivo para isso.
ainda, você pode utilizar mais uma ferramenta (pest, swot, cinco forças de porter, vbr, vrio, ansoff, ge etc.) para analisar o caso da empresa bic. ok? a ideia aqui
é enxergar a empresa interna e externamente, pensando em estratégias de crescimento e competitividade.
h
.
e​

1 Resposta

Aryadne Santtos

Considerando o conceito de matriz BCG, sua aplicação é possível aos produtos da empresa BIC, da seguinte forma:

- Quadrante Estrela: é possível levar em conta o produto conhecido como a caneta  esferográfica cristal, visto que se encontra em um mercado em crescimento.

- Quadrante questionamento: aborda as oportunidades de mercado possíveis, como por exemplo, os barbeadores femininos.

- Quadrante Vaca Leiteira: diz respeito à caneta BIC, visto que a mesma é o produto líder.

- Quadrante Abacaxi: considera os produtos em declínio, como por exemplo, as roupas íntimas descartáveis.

Bons estudos!

Mais perguntas de Administração





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.