Durante muito tempo as empresas sofreram de miopia estratégica ao concentrar a investigação das análises em concorrentes diretos e esquecerem de perceber que o mercado estava produzindo serviços e produtos substitutos por meio de novas tecnologias e modelos de negócios inovadores. com isso, apareceram concorrentes indiretos, ou seja, aqueles que não estão no seu setor ou mercado, mas podem atender as necessidades de seus clientes.
a partir da afirmação acima, avalie as proposições a seguir e a relação entre elas.
i. o objetivo dos concorrentes indiretos é alcançar o mesmo nicho de mercado do mesmo ramo que o de uma determinada empresa.
porque
ii. utilizar e praticar o benchmarking é uma saída para enfrentar os concorrentes indiretos.
a respeito dessas proposições, assinale a opção correta.
resposta correta:
a proposição i é falsa e a proposição ii é verdadeira.
a partir da afirmação acima, avalie as proposições a seguir e a relação entre elas.
i. o objetivo dos concorrentes indiretos é alcançar o mesmo nicho de mercado do mesmo ramo que o de uma determinada empresa.
porque
ii. utilizar e praticar o benchmarking é uma saída para enfrentar os concorrentes indiretos.
a respeito dessas proposições, assinale a opção correta.
resposta correta:
a proposição i é falsa e a proposição ii é verdadeira.
1 Resposta
I) ERRADO. Na verdade, a concorrência indireta não possui o objetivo de alcançar o mesmo nicho de mercado. Isso ocorre porque os concorrentes não fornecem os mesmos produtos e serviços, mas buscam conquistar os mesmos consumidores.
II) CERTO. Basicamente, o Benchmarking representa uma ferramenta de cópia dos processos realizados por organizações que tiveram êxito em suas atividades.
Caso prático do Benchmarking:
Cópia do processo de atendimento (com todos os passos ideais) de um concorrente.
Acredite em seu potencial!
Mais perguntas de Administração
Top Semanal
Top Perguntas

Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.