Muito se modificou no varejo ao longo dos anos, em relação aos produtos e serviços ofertados, processos, desde a compra, estoque, entrega, comunicação e pós venda. Mas para refletir sobre a evolução do varejo ao longo do tempo, é necessário considerar o início da comercialização na humanidade, que era realizada por meio do escambo. Assim a definição de varejo e sua jornada incluem desde comerciantes viajantes da antiguidade até os grandes shoppings, grandes lojas e comércio on-line. Mas independentemente do formato, em sua definição mais simples, varejo é a venda de diferentes bens e serviços ao consumidor com a intenção de obter lucro, incluindo a venda por meio de diferentes canais podendo ser on-line ou off-line.
Disponível em: Acesso em 12 de fev. 2021 (adaptado).
De acordo com Pastore (2011), o varejo apresenta multiformatos que podem ser físicos ou virtual. Alguns dos formatos mais comuns são supermercados, hipermercados, farmácias, home centers, pet shops, lojas de conveniências, entre outros. Grandes empresas começaram com um determinado formato e evoluíram para modelos mais modernos e criados para perfis específicos de consumidores, como Walmart que começou com um formato de bazar em autosserviço e depois evoluiu para os supercenters que inclui alimentos.
Com relação a evolução do varejo e seus formatos, examine as afirmações a seguir.
I. Os formatos de varejo podem ser on-line e off-line, e é caracterizado pela entrega de um produto ou serviço ao consumidor final.
II. As lojas de autosserviço são caracterizadas pela ausência de intermediários durante a compra, onde o consumidor executa toda ação por conta própria.
III. Hipermercados, supercenters e lojas de materiais de construção podem ser classificados como lojas de desconto, sendo o foco desse formato ofertar produtos com preços baixos.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Disponível em: Acesso em 12 de fev. 2021 (adaptado).
De acordo com Pastore (2011), o varejo apresenta multiformatos que podem ser físicos ou virtual. Alguns dos formatos mais comuns são supermercados, hipermercados, farmácias, home centers, pet shops, lojas de conveniências, entre outros. Grandes empresas começaram com um determinado formato e evoluíram para modelos mais modernos e criados para perfis específicos de consumidores, como Walmart que começou com um formato de bazar em autosserviço e depois evoluiu para os supercenters que inclui alimentos.
Com relação a evolução do varejo e seus formatos, examine as afirmações a seguir.
I. Os formatos de varejo podem ser on-line e off-line, e é caracterizado pela entrega de um produto ou serviço ao consumidor final.
II. As lojas de autosserviço são caracterizadas pela ausência de intermediários durante a compra, onde o consumidor executa toda ação por conta própria.
III. Hipermercados, supercenters e lojas de materiais de construção podem ser classificados como lojas de desconto, sendo o foco desse formato ofertar produtos com preços baixos.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
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