1 Resposta
A degustação aciona um mecanismo sensorial complexo, resultado da interação entre as percepções dos sentidos. Desvendar as características e influências de cada um é essencial para a indústria desenvolver produtos que estimulem as melhores sensações.
Explicação:
Visão – as primeiras impressões de uma alimentação
É um dos sentidos mais importantes dentro da análise sensorial, pois é através dela que são obtidas as primeiras impressões dos produtos quanto à cor, tamanho, formato, brilho, opacidade, consistência/espessura, grau de efervescência, integridade, defeitos, granulometria e outros atributos referentes à expectativa da textura.
Olfato – a percepção do odor e do aroma
O olfato é um dos sentidos químicos; o outro é o paladar. “Embora pensemos nos dois sistemas sensoriais como separados e distintos, ambos estão intimamente ligados”, explica Angelita Corrêa Scardua, doutora em psicologia social pela USP e especialista em felicidade.
Odor é diferente de aroma!
“O odor é uma propriedade sensorial perceptível pelo órgão olfativo quando certas substâncias voláteis são aspiradas e, o aroma, como uma propriedade sensorial perceptível pelo órgão olfativo via retronasal durante a degustação.”
Memória afetiva
O olfato exerce um papel fundamental nos processos de interação sócio-afetiva entre seres humanos. Os bebês com menos de uma semana de idade, por exemplo, podem distinguir entre o cheiro da própria mãe e o de estranhos.
Audição – o efeito da sonoridade produzida pelo produto
Este sentido produz informações durante a mordida, a mastigação ou também durante a manipulação do produto, complementando a percepção da textura e fazendo parte da satisfação em comer.
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