1 Resposta
Sim, é verdade. Tanto o lobo-guará quanto a onça-pintada são espécies da fauna brasileira que estão ameaçadas de extinção devido à perda de habitat, caça ilegal, atropelamentos em rodovias e outras atividades humanas que afetam o equilíbrio dos ecossistemas naturais.
O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é um dos maiores canídeos da América do Sul e é considerado uma espécie-chave para a conservação da biodiversidade nos campos sul-americanos. Ele habita regiões de cerrado, campos e florestas, e sua alimentação é baseada principalmente em frutos, insetos e pequenos animais. De acordo com o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, o lobo-guará é classificado como "vulnerável" à extinção.
Já a onça-pintada (Panthera onca) é o maior felino das Américas e um importante predador que contribui para a manutenção da biodiversidade em diversos ecossistemas. Ela habita regiões de florestas tropicais, cerrados e pantanais, e se alimenta principalmente de outros animais. Segundo o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, a onça-pintada é classificada como "quase ameaçada" de extinção. No entanto, as populações da espécie têm sofrido declínios significativos em algumas áreas, o que coloca em risco sua sobrevivência a longo prazo.
Mais perguntas de Biologia
Top Semanal
Top Perguntas

Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.