1) A unidade de aceleração no SI é: a) m
b) km
c) m/s²
d) m/s 2) Na função horária da velocidade V= 6 + 8t (no S. I. ), qual a velocidade inicial e a aceleração, respectivamente? *
10 pontos
a) 6m/s e - 8 m/s²
b) -6 m/s² e 8m
c) 6 m/s e 8 m/s²
d) 8 m/s e 6 m/s²
Opção 5
3) De acordo com a função horário do espaço S= 60 + 3t + 3t², no SI, qual é a aceleração? *
10 pontos
a) 3 m/s²
b) 6 m/s²
c) 60m/s
d) 3m
4) Dada a função horária S= 30 + 5t - 5t² (no S. I.), em que instante o móvel passa pela origem dos espaços? *
10 pontos
a) 2s
b) 3s
c) 5s
d) 6s
5) Em uma corrida de moto, um competidor se aproxima de uma curva a 180 km/h. Acionando o freio com um retardamento, ele consegue reduzir a velocidade para 108 km/h, tendo andado uma distância de 80 m. Calcule a aceleração aplicada. *
10 pontos
a) -10 m/s²
b) -20 m/s²
c) -25 m/s²
d) -30 m/s²
6) Um automóvel move-se sobre uma estrada com velocidade escalar constante de 30 m/s. Num determinado instante, o motorista pisa no freio, provocando uma desaceleração de 3 m/s², até o veículo parar. Calcule a distância percorrida durante a freagem. *
10 pontos
a) 50 m
b) 100 m
c) 150 m
d) 200 m
7) Quando um cavalo a galope para subitamente , a tendência do cavaleiro é manter seu estado de movimento em relação ao solo. Essa tendência no estado de movimento adquirido é denominada: *
10 pontos
(a) Força centrípeta;
(b) Força de ação e reação;
(c) Inércia;
(d) Desaceleração.
8) A seguir apresentamos as três leis de Newton, seguidas por três situações cotidianas. Associe a respectiva lei cada associação a seguir. a- Uma pessoa, num acesso de raiva, socou furiosamente a parede e fraturou dois dedos. b- Ao empurrarmos um carrinho de supermercado para a frente, se o fizermos com mais força (para frente), sua aceleração aumentará. c- Num automóvel em alta velocidade, ao frearmos bruscamente, somos lançados para a frente, por isso devemos utilizar o cinto de segurança. Marque a alternativa que corresponde a lei de Newton com a situação descrita. *
10 pontos
(a) 1ª – a; 2ª – b; 3º - c
(b) 1ª – a; 2ª – c; 3º - c
(c) 1ª – c; 2ª – b; 3º - a
(d) 1ª –b; 2ª – a; 3º - b
9) Quando um ônibus freia subitamente, a tendência dos passageiros é manter seu estado de movimento. Isso podemos explicamos através do(a):
10 pontos
(a) desaceleração;
(b) ação e reação;
(c) equação de Torricelli;
(d) princípio da inércia
10) (Cefet-MG) Um veículo segue em uma estrada horizontal e retilínea e o seu velocímetro registra um valor constante. Referindo-se a essa situação, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras ou (F) para as falsas. ( ) A aceleração do veículo é nula. ( ) A resultante das forças que atuam sobre o veículo é nula. ( ) A força resultante que atua sobre o veículo tem o mesmo sentido do vetor velocidade. A sequência correta encontrada é *
10 pontos
a) V F F.
b) F V F.
c) V V F.
d) V F V.
b) km
c) m/s²
d) m/s 2) Na função horária da velocidade V= 6 + 8t (no S. I. ), qual a velocidade inicial e a aceleração, respectivamente? *
10 pontos
a) 6m/s e - 8 m/s²
b) -6 m/s² e 8m
c) 6 m/s e 8 m/s²
d) 8 m/s e 6 m/s²
Opção 5
3) De acordo com a função horário do espaço S= 60 + 3t + 3t², no SI, qual é a aceleração? *
10 pontos
a) 3 m/s²
b) 6 m/s²
c) 60m/s
d) 3m
4) Dada a função horária S= 30 + 5t - 5t² (no S. I.), em que instante o móvel passa pela origem dos espaços? *
10 pontos
a) 2s
b) 3s
c) 5s
d) 6s
5) Em uma corrida de moto, um competidor se aproxima de uma curva a 180 km/h. Acionando o freio com um retardamento, ele consegue reduzir a velocidade para 108 km/h, tendo andado uma distância de 80 m. Calcule a aceleração aplicada. *
10 pontos
a) -10 m/s²
b) -20 m/s²
c) -25 m/s²
d) -30 m/s²
6) Um automóvel move-se sobre uma estrada com velocidade escalar constante de 30 m/s. Num determinado instante, o motorista pisa no freio, provocando uma desaceleração de 3 m/s², até o veículo parar. Calcule a distância percorrida durante a freagem. *
10 pontos
a) 50 m
b) 100 m
c) 150 m
d) 200 m
7) Quando um cavalo a galope para subitamente , a tendência do cavaleiro é manter seu estado de movimento em relação ao solo. Essa tendência no estado de movimento adquirido é denominada: *
10 pontos
(a) Força centrípeta;
(b) Força de ação e reação;
(c) Inércia;
(d) Desaceleração.
8) A seguir apresentamos as três leis de Newton, seguidas por três situações cotidianas. Associe a respectiva lei cada associação a seguir. a- Uma pessoa, num acesso de raiva, socou furiosamente a parede e fraturou dois dedos. b- Ao empurrarmos um carrinho de supermercado para a frente, se o fizermos com mais força (para frente), sua aceleração aumentará. c- Num automóvel em alta velocidade, ao frearmos bruscamente, somos lançados para a frente, por isso devemos utilizar o cinto de segurança. Marque a alternativa que corresponde a lei de Newton com a situação descrita. *
10 pontos
(a) 1ª – a; 2ª – b; 3º - c
(b) 1ª – a; 2ª – c; 3º - c
(c) 1ª – c; 2ª – b; 3º - a
(d) 1ª –b; 2ª – a; 3º - b
9) Quando um ônibus freia subitamente, a tendência dos passageiros é manter seu estado de movimento. Isso podemos explicamos através do(a):
10 pontos
(a) desaceleração;
(b) ação e reação;
(c) equação de Torricelli;
(d) princípio da inércia
10) (Cefet-MG) Um veículo segue em uma estrada horizontal e retilínea e o seu velocímetro registra um valor constante. Referindo-se a essa situação, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras ou (F) para as falsas. ( ) A aceleração do veículo é nula. ( ) A resultante das forças que atuam sobre o veículo é nula. ( ) A força resultante que atua sobre o veículo tem o mesmo sentido do vetor velocidade. A sequência correta encontrada é *
10 pontos
a) V F F.
b) F V F.
c) V V F.
d) V F V.
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