Me ajudem por favor preciso pra hoje!!!QUEIMADASREDAÇÃO:
A discussão, do ponto de vista da Geografia, poderá ser feita a partir de três temas: o papel da floresta na regulação dos processos envolvidos no efeito estufa e na variação climática; o impacto das queimadas no ciclo hidrológico local e as consequências para a grande biodiversidade da Amazônia.
Como sugestão de atividade:
1. Quais seriam os aspectos que fizeram aumentar ou diminuir o desmatamento, o que caracteriza cada um e qual o contexto político econômico.
2. Quais os instrumentos de prevenção e controle de incêndios florestais considerados mais relevantes para a prevenção e controle de queimadas. Após elencar as ações, o/A estudante pode justificar a importância atribuída a cada ação selecionada.
3. Outra área que pode ser abordada é a geografia agrária, discutindo a expansão da fronteira agrícola, considerando os interesses e atividades envolvidas. Aqui, é possível discutir os motivos pelos quais as pessoas fazem queimadas e o que pretendem com isso.
4. Aborde a ausência de queimadas naturais, os tipos de vegetação e os impactos por eles sofridos em decorrência de uma queimada. Uma ideia é começar o debate perguntando: “a Amazônia e o Cerrado pegam fogo naturalmente?”, “Alguém coloca?”, “Por que alguém colocaria fogo na Amazônia e no Cerrado?”
5. Outro ponto que pode ser discutido é como a perda da biodiversidade amazônica e do Cerrado afetam a ciência e a pesquisa na indústria farmacológica, já que a Amazônia ainda possui potencial científico e plantas medicinais que podem trazer cura de doenças.
A discussão, do ponto de vista da Geografia, poderá ser feita a partir de três temas: o papel da floresta na regulação dos processos envolvidos no efeito estufa e na variação climática; o impacto das queimadas no ciclo hidrológico local e as consequências para a grande biodiversidade da Amazônia.
Como sugestão de atividade:
1. Quais seriam os aspectos que fizeram aumentar ou diminuir o desmatamento, o que caracteriza cada um e qual o contexto político econômico.
2. Quais os instrumentos de prevenção e controle de incêndios florestais considerados mais relevantes para a prevenção e controle de queimadas. Após elencar as ações, o/A estudante pode justificar a importância atribuída a cada ação selecionada.
3. Outra área que pode ser abordada é a geografia agrária, discutindo a expansão da fronteira agrícola, considerando os interesses e atividades envolvidas. Aqui, é possível discutir os motivos pelos quais as pessoas fazem queimadas e o que pretendem com isso.
4. Aborde a ausência de queimadas naturais, os tipos de vegetação e os impactos por eles sofridos em decorrência de uma queimada. Uma ideia é começar o debate perguntando: “a Amazônia e o Cerrado pegam fogo naturalmente?”, “Alguém coloca?”, “Por que alguém colocaria fogo na Amazônia e no Cerrado?”
5. Outro ponto que pode ser discutido é como a perda da biodiversidade amazônica e do Cerrado afetam a ciência e a pesquisa na indústria farmacológica, já que a Amazônia ainda possui potencial científico e plantas medicinais que podem trazer cura de doenças.
Mais perguntas de Geografia
Top Semanal
Top Perguntas

Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.