38. (UFJF) –Em 1850, foi promulgada a Lei Eusébio de Queirós,...

38. (UFJF) –Em 1850, foi promulgada a Lei Eusébio de Queirós, que determinava o fim do tráfico de escravos africanos para o Brasil. Sobre o contexto que conduziu ao fim do tráfico negreiro para o Brasil, é possível afirmar que, exceto: * A) O desenvolvimento industrial, em algumas regiões da Europa, impulsionou as pressões internacionais para o fim do tráfico, que era visto como um dos entraves à ampliação do mercado consumidor para os produtos manufaturados europeus.
B) A Lei de Terras, decretada no mesmo ano da Lei Eusébio de Queirós, facilitava o acesso à terra para os ex-escravos e imigrantes, estabelecendo os critérios de compra e venda como os únicos mecanismos legais para a propriedade.
C) A Inglaterra condicionou seu apoio para o reconhecimento da independência política do Brasil ao compromisso com a extinção gradual do tráfico negreiro. Nesse sentido, em 1831, foi promulgada a primeira lei antitráfico, que teve muito mais um efeito “para inglês ver” do que um cumprimento efetivo.
D) Em 1845, a Inglaterra promulgou o Bill Aberdeen, uma lei que autorizava a marinha britânica a capturar navios brasileiros encontrados praticando o comércio de escravos africanos e permitia o julgamento da tripulação do navio por tribunais militares britânicos.
E) Com a lei de 1850, que decretou o fim do tráfico de escravos, aceleraram-se as políticas de incentivo à imigração europeia, visando fixar contingentes brancos em áreas estratégicas e atender a grupos de proprietários na obtenção de mão de obra para a agroexportação.

1 Resposta

gabarito A

Explicação:

b) Falsa. A proposição se mostra incoerente em três pontos diferentes onde coloca idéias inexistentes no texto do autor. Primeiro ao dizer que existiam diferentes grupos sociais (“classes”) envolvidos com o projeto abolicionista. Segundo, ao colocar que a adesão de mão-de-obra assalariada contribuiu para o fim da escravidão. Por último, ao dizer que Joaquim Nabuco assinala a ação de grupos políticos republicanos para o fim da escravidão no país.

A correta:

a) Verdadeira. Exigindo uma minuciosa análise das idéias do autor, a questão exige do aluno perceber qual a alternativa melhor consegue sintetizar os motivos, apontados pelo estadista Joaquim Nabuco, para o fim da escravidão. Nesta afirmativa podemos assinalar de maneira bastante equilibrada o resumo das idéias do autor sem colocar outros argumentos que, mesmo sendo coerentes, não integram a compreensão tecida por Joaquim Nabuco

(FONTE: m.br/enem/prova-amarelaquestao-39.htm junte o .com)

0

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.