As políticas implementadas pelo Estado Novo intervencionismo E...

As políticas implementadas pelo Estado Novo intervencionismo Estatal, processo de industrialização do período e nacionalismo econômico.​

1 Resposta

Natalie Pinto

O papel da classe trabalhadora no período.

Os primeiros núcleos industriais no Brasil surgiram em meados do século XIX, vinculados às atividades predominantemente manufatureiras, mas foi com a Primeira Guerra Mundial que houve um avanço significativo no processo de industrialização. Foi nesse momento que se intensificou o fluxo migratório, especialmente europeu, em busca de trabalho no país.

Foi nesse contexto de advento dos primeiros núcleos industriais que se desenvolveu inicialmente a influência anarco-sindicalista, bem como a socialista e posteriormente a comunista. Em 1922, sob influência da Revolução Russa, foi fundado o Partido Comunista Brasileiro (PCB), que, em sua origem, foi herdeiro de forte influência anarquista, uma vez que seus principais fundadores eram quase todos egressos do movimento libertário. Vale lembrar que o socialismo reformista, sob influência da Segunda Internacional, não teve presença marcante no Brasil.

Em verdade, havia uma forte disputa de hegemonia, inicialmente entre o anarco-sindicalismo e o reformismo oficialista, designado de “sindicalismo amarelo”, e, depois da fundação do PCB, com os comunistas.

Explicação:

Foi por meio do surto industrial, no início do século XX, que se deu a expansão da classe operária, especialmente nos ramos têxtil, metalúrgico, alimentício etc. É bom enfatizar, entretanto, que, dada a particularidade da subordinação e dependência estrutural do capitalismo brasileiro aos países centrais e hegemônicos, o padrão de acumulação de base taylorista e fordista teve desde sua origem um caráter periférico, subordinado e hipertardio em relação àquele que se desenvolveu nos Estados Unidos e na Europa Ocidental, sustentando-se sempre na vigência de um enorme processo de superexploração do trabalho, que combinava, de modo intensificado, a extração absoluta e relativa da mais-valia, oferecendo forte incentivo para a acumulação industrial nascente.

Espero ter ajudado...
0

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.