- espanhol
- inglês
- português
- françes
1 Resposta
(O Absolutismo inglês)foi o período de fortalecimento do Estado Monárquico da Inglaterra, ocorrido após a Guerra dos Cem Anos (1337-1453) e a Guerra das Duas Rosas (1455-1485). Com este fortalecimento, a sociedade inglesa criou as condições que a elevaram à categoria de potência imperialista, com a colonização da América do Norte, o domínio no comércio mercantilista e a criação das bases para a futura revolução industrial.
O Absolutismo Inglês iniciou-se com a dinastia Tudor (1485-1603) e encerrou com o fim do governo de Jaime II em 1688, quando Guilherme de Orange invadiu a Inglaterra, jurou o Bill of Rights (Declaração dos Direitos) e instaurou a monarquia parlamentar em substituição à monarquia absolutista. Nesses duzentos anos de história inglesa, a disputa pelo poder esteve relacionada com as influências religiosas sobre os monarcas e as consequências na organização do Estado inglês. Além disso, as condições estruturais da sociedade foram consolidadas para que o desenvolvimento capitalista industrial se verificasse a partir do século XVII.
Durante a dinastia Tudor podemos destacar os governos dos reis Henrique VIII e de Elisabeth I como os mais importantes. Henrique VIII conseguiu sujeitar o parlamento da nobreza ao poder do rei dando as características do absolutismo à monarquia inglesa, além de fundar a Reforma Protestante no país com o Ato de Supremacia, que em 1534 fundou a Igreja Anglicana e tomou as terras da Igreja Católica. Já no reinado de Elisabeth I, filha de Henrique VIII, o mercantilismo inglês foi fortalecido, consolidando o poderio da marinha inglesa nos mares, principalmente depois da vitória sobre a Invencível Armada, do rei espanhol Felipe II, inaugurando a decadência econômica do reino espanhol. Na área da navegação, Elisabeth I estimulou ainda ações de pirataria, chegando a dar um título de nobreza ao pirata Francis Drake. Além disso, essa dinastia deixou um poder real consolidando e em acordo com o parlamento, garantindo também uma participação política de grupos sociais emergentes e ligados a atividades econômicas comerciais e produtivas distintas da aristocracia rural feudal.
absolutimos francês;
Foi na França que o absolutismo teve seu maior desenvolvimento. A frase "L'État, c'est moi" (“O estado sou eu”), que representa muito bem o poder do monarca absolutista, foi proferida pelo rei francês Luís XIV. ... O absolutismo francês durou até 1789, quando a Revolução Francesa colocou fim ao regime absolutista no país.
absolutismo portugues:
O "Absolutismo Português" foi um período do Reino de Portugal no qual o Rei assumia poder total, não necessitando de uma Assembleia ou de uma Constituição para governar. Apesar das dificuldades de demarcar uma data exata para o início do Absolutismo Português, alguns autores determinam que ele tenha surgido por meio da Revolução de Avis com a implantação do Mercantilismo. Os reis absolutistas foram D.Pedro II, D João V e D. José , há historiadores que afirmam que a origem, em Portugal, desse sistema político surge no reinado de D. João I no século XIV e desenvolve-se e se consolida com D. Juan II e com D. Manuel I no século XIV O seu fim é dado por meio da Revolução liberal do Porto e instalação da Monarquia Constitucional no século XIX.
absolutismo espanhou;
Contexto histórico
O absolutismo monárquico espanhol se consolidou no início do século XVIII, no contexto da Guerra da Sucessão da Espanha (1701 – 1714). Esta guerra foi pela sucessão da coroa espanhola, após a morte do último rei da dinastia Habsburgo.
História do absolutismo espanhol
A partir do século XVII, o Império Espanhol entrou em decadência, em função do atraso no desenvolvimento industrial e comercial (em relação a França e a Grã-Bretanha). Estas duas nações, ao contrário da Espanha, colhia os frutos do liberalismo na área econômica.
No começo do século XVIII, houve mudança na dinastia espanhola. Em 1700, a dinastia Habsburgo chegou ao fim, após assumir o trono o rei Felipe V, da dinastia Bourbon, neto do rei absolutista francês Luís XIV.
A dinastia Bourbon buscou recuperar o prestígio e poderio, que a Espanha tinha no século XVI. Para tanto, começou a implementar várias reformas na organização econômica e do Estado. Buscou também ampliar sua força, através de guerras contra potências europeias, principalmente na segunda metade do século XVIII.
Mais perguntas de História
Top Semanal
Top Perguntas

Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.