ENSINO DE FRAÇÕES - DOS ANOS INICIAIS AO ENSINO MÉDIO Olá, [email protected]!
Tudo bem?
Sabemos que ensino de frações possui algumas lacunas durante a escolarização, no entanto, é primordial que sejam compreendidos alguns dos seus significados, representações e aplicações desde os Anos Iniciais.
Resumidamente os PCN (BRASIL, 1997) sugerem que no sejam trabalhados quatro significados: parte-todo, razão e quociente e operador multiplicativo.
Assumimos em nosso estudo, assim como Nunes em suas pesquisas em andamento na Inglaterra, fração com cinco significados: número, parte-todo, quociente, medida e operador multiplicativo. A título de ilustração, apresentaremos sucintamente cada significado.
1. Fração com o significado Número
A ideia envolvida nesse significado é o da notação a/b, expressando um número na reta numérica, ou ainda sua representação na notação decimal. Exemplo: Represente 1/5 na reta numérica.
2. Fração com o significado Parte-Todo
A ideia presente nesse significado é a partição de um dado objeto em n partes, isto é, um todo dividido em partes iguais e que cada parte poderá ser representada como 1/n, e que o procedimento da dupla contagem dá conta de se chegar a uma resposta correta. Exemplo: Uma barra de chocolate foi dividida em 4 partes iguais. João comeu 3 dessas partes. Que fração representa o que João comeu?
3. Fração com o significado Quociente
Esse significado está presente em situações associadas à ideia de partição, o quociente representa o tamanho de cada grupo quando se conhece o número de grupos a ser formado. Exemplo: Duas pizzas foram divididas igualmente para 3 pessoas. Quanto recebeu cada uma?
4. Fração com o significado Medida / Medida Probabilidade
Está presente nesse significado a ideia de dividirmos uma unidade em partes iguais (sub-unidades), e verificarmos quantas dessas partes caberão naquele que se quer medir. Exemplo: Um tambor pode conter 11 litros de leite. Quantas canecas de 2 litros serão necessárias para encher esse tambor?
5. Fração com o significado Operador Multiplicativo
Esse significado está associado o papel de transformação, isto é, uma ação que se deve imprimir sobre um número, transformando o seu valor nesse processo. Exemplo: Pedro tinha uma coleção de 30 soldadinhos de chumbo e deu a seu amigo 2/3 dessa coleção. Com quantos soldadinhos de chumbo Pedro ficou?
Elabore duas atividades para alunos do Ensino Médio em que sejam necessários conhecimentos acerca do número racional na forma fracionária, identificando quais objetos do conhecimento e habilidades estão sendo contemplados em cada uma delas, bem como sua condução didática ou resolução.
Não pode ser cópia, você poderá usar algum livro didático ou site como fonte, mas precisará fazer suas adaptações/modificações e registrar a referência utilizada.
Utilize o quadro abaixo para facilitar a organização de suas ideias:
___º Ano do Ensino Médio
Atividade 1
Objeto do Conhecimento:
Habilidades:
Atividade:
Resolução ou condução didática:
Atividade 2
Objeto do Conhecimento:
Habilidades:
Atividade:
Resolução ou condução didática:
Tudo bem?
Sabemos que ensino de frações possui algumas lacunas durante a escolarização, no entanto, é primordial que sejam compreendidos alguns dos seus significados, representações e aplicações desde os Anos Iniciais.
Resumidamente os PCN (BRASIL, 1997) sugerem que no sejam trabalhados quatro significados: parte-todo, razão e quociente e operador multiplicativo.
Assumimos em nosso estudo, assim como Nunes em suas pesquisas em andamento na Inglaterra, fração com cinco significados: número, parte-todo, quociente, medida e operador multiplicativo. A título de ilustração, apresentaremos sucintamente cada significado.
1. Fração com o significado Número
A ideia envolvida nesse significado é o da notação a/b, expressando um número na reta numérica, ou ainda sua representação na notação decimal. Exemplo: Represente 1/5 na reta numérica.
2. Fração com o significado Parte-Todo
A ideia presente nesse significado é a partição de um dado objeto em n partes, isto é, um todo dividido em partes iguais e que cada parte poderá ser representada como 1/n, e que o procedimento da dupla contagem dá conta de se chegar a uma resposta correta. Exemplo: Uma barra de chocolate foi dividida em 4 partes iguais. João comeu 3 dessas partes. Que fração representa o que João comeu?
3. Fração com o significado Quociente
Esse significado está presente em situações associadas à ideia de partição, o quociente representa o tamanho de cada grupo quando se conhece o número de grupos a ser formado. Exemplo: Duas pizzas foram divididas igualmente para 3 pessoas. Quanto recebeu cada uma?
4. Fração com o significado Medida / Medida Probabilidade
Está presente nesse significado a ideia de dividirmos uma unidade em partes iguais (sub-unidades), e verificarmos quantas dessas partes caberão naquele que se quer medir. Exemplo: Um tambor pode conter 11 litros de leite. Quantas canecas de 2 litros serão necessárias para encher esse tambor?
5. Fração com o significado Operador Multiplicativo
Esse significado está associado o papel de transformação, isto é, uma ação que se deve imprimir sobre um número, transformando o seu valor nesse processo. Exemplo: Pedro tinha uma coleção de 30 soldadinhos de chumbo e deu a seu amigo 2/3 dessa coleção. Com quantos soldadinhos de chumbo Pedro ficou?
Elabore duas atividades para alunos do Ensino Médio em que sejam necessários conhecimentos acerca do número racional na forma fracionária, identificando quais objetos do conhecimento e habilidades estão sendo contemplados em cada uma delas, bem como sua condução didática ou resolução.
Não pode ser cópia, você poderá usar algum livro didático ou site como fonte, mas precisará fazer suas adaptações/modificações e registrar a referência utilizada.
Utilize o quadro abaixo para facilitar a organização de suas ideias:
___º Ano do Ensino Médio
Atividade 1
Objeto do Conhecimento:
Habilidades:
Atividade:
Resolução ou condução didática:
Atividade 2
Objeto do Conhecimento:
Habilidades:
Atividade:
Resolução ou condução didática:
Mais perguntas de Matemática
Top Semanal
Top Perguntas

Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.