Para falar em público, é sempre bom termos o conhecimento sobr...

Para falar em público, é sempre bom termos o conhecimento sobre um assunto em questão, no caso, os fundamentos da comunicação. santos (2008), em seu livro “teorias da comunicação - da fala à internet”, no primeiro capítulo, enfatiza que total e qualquer definição ou conceito estão marcados por seus limites ou visão parcial da comunicação, por fatores ideológico, históricos e de natureza acadêmica. inicialmente, uma definição básica de comunicação é “transmissão de informações”. segundo ele, essa definição é correta, mas é superficial. para realizar um ato comunicativo, o ser humano emprega as seguintes formas:

i- a comunicação verbal que pode ser oral ou escrita.

ii- a comunicação não verbal, que compreende a comunicação gestual e pictórica.

iii- a comunicação escrita condiz com o código usado nos livros, materiais impressos ou on-line.

iv- a comunicação pela postura, que condiz ao modo como nos posicionamos, e, até mesmo, pela posição na qual olhamos para o público.

com base nas afirmativas supracitadas, identifique a alternativa correta:

apenas a afirmativa i e ii estão corretas.

apenas a afirmativa iv está incorreta.

apenas a afirmativa iii e iv estão corretas.

apenas a afirmativa iii está incorreta.

todas as afirmativas estão corretas.

1 Resposta

Tira Duvidas

Olá!

A comunicação entre as pessoas assumiu muitas formas, entre as quais esta a verbal que pode ser feita de duas formas principais: oral (com o uso de palavras) ou escrito (por meio de representação gráfica de sinais).

A comunicação escrita permite que o homem através de um pedaço de papel ou de sua parte hoje pode ser feito através de um computador, faz diferente tipos de textos ou escritos como, obras escritas, artigos jornalísticos, histórias, trabalhos investigativos, análises, entre outros, que com eles busca transmitir sua mensagem que pode atingir um número indeterminado de destinatários.

Também a comunicação pode  não ser verbal, e  é realizada através de sinais: imagens sensoriais (visual, auditiva, olfativa ...), sons, gestos, movimentos corporais, etc. Diz-se que a maior parte da comunicação é feita com linguagem não verbal e não com palavras.

De igual forma, está a comunicação  pela postura utiliza os gestos, posturas e movimentos do corpo e do rosto para transmitir informações sobre as emoções e pensamentos do emissor. Geralmente é feito inconscientemente, por isso geralmente é um indicador muito claro do estado emocional das pessoas. Junto com a entonação vocal, faz parte da comunicação não verbal.

Baseado nessa informação temos que Apenas a afirmativa III está incorreta.​

Mais perguntas de Pedagogia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.