Pensando nos estágios de desenvolvimento infantil descritos po...

pohameeeeu

Pensando nos estágios de desenvolvimento infantil descritos por Piaget na teoria da Epistemologia Genética: a.
No estágio Operacional-Concreto (ou Operatório-Concreto), as crianças tornam-se conscientes da existência dos outros e dos eventos externos e principiam o desenvolvimento do pensamento lógico.

Correta. Nesse estágio, as crianças já estão aptas a usar o princípio da reversibilidade e a modificar suas operações mentais.

b.
No estágio Sensório-motor, as crianças desenvolvem parte importante de sua capacidade motora (motricidade), mas não a percepção do mundo ao redor.

c.
No estágio Pré-Operacional (ou Pré-Operatório), a criança já interiorizou símbolos e signos e é capaz de usá-los em um contexto, contemplando dois sentidos da ação (a inversão e a reciprocidade).

d.
No estágio Operacional-Formal (ou Operatório-Formal), as crianças são capazes de levantar hipóteses e especular acerca das situações, no entanto, não elaboram o pensamento abstrato.

Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
As concepções de CUIDAR e EDUCAR na Educação Infantil se modificaram ao longo do tempo. Marque a alternativa que indica as concepções de CUIDAR e EDUCAR nos dias de hoje.

a.
CUIDAR e EDUCAR não são aspectos que visam promover as crianças como sujeitos de direitos, uma vez que a Educação Infantil é apenas um estágio que deve garantir o direito dos responsáveis de trabalho fora do lar.

b.
CUIDAR e EDUCAR estão dissociados, pois são concepções secundárias ao que hoje é compreendido como aspectos da Educação Infantil.

c.
CUIDAR e EDUCAR hoje são tidos como concepções pedagogicamente vinculadas, cujos elementos primam pela diversidade e intencionalidade no exercício das instituições de Educação Infantil.

Correta. As crianças, em todos os seus estágios de desenvolvimento, são sujeitos de diretos, protagonistas, ativas e diversas.

d.
CUIDAR e EDUCAR são concepções vinculadas apenas a uma das fases compreendidas pela Educação Infantil, a que contempla bebês de 0 a 2 anos, dado que ainda não possuem autonomia.

Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Em seus estudos, Vygotsky destaca a importância da interação social do indivíduo com os demais e com o meio, ou seja, para Vygotsky, antes de dominar a si próprio, o indivíduo domina o meio em que está inserido. A partir dessa concepção, é incorreto afirmar que:

a.
A interação social produz uma nova organização do próprio comportamento.

b.
A fala ajuda no controle do ambiente.

c.
O controle sobre si mesmo não produz novas relações com o ambiente.

A afirmativa é falsa, portanto, é a resposta correta para o que a questão solicita.

d.
Há mudança nos signos, que impactará a reorganização da subjetividade do indivíduo.

Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente.

Os direitos de aprendizagem efetivam-se quando nós, educadores, atuamos a partir dos cinco Campos de Experiência que estruturam as interações sociais no ambiente escolar. No momento em que sabemos como em cada uma das etapas da Educação Infantil, asseguramos às crianças o desenvolvimento pleno e .

a.
Propositalmente / assistir / parcial.

b.
Automaticamente / agir / parcial.

c.
Intencionalmente / vigiar / integral.

d.
Intencionalmente / agir / integral.

Correta. Os direitos de aprendizagem efetivam-se quando nós, educadores, atuamos intencionalmente a partir dos cinco Campos de Experiência que estruturam as interações sociais no ambiente escolar. No momento em que sabemos como agir em cada uma das etapas da Educação Infantil, asseguramos às crianças o desenvolvimento pleno e integral.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Quanto aos pensamentos de Piaget e Vygotsky, classifique as afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F):

Para Piaget, as crianças não podem aprender de forma autônoma, necessariamente precisam estar em contato e interação com outros sujeitos.
Ambos acreditam que o aprendizado nunca cessa, já que os indivíduos têm a capacidade de aprender e se desenvolver durante toda a vida.
Para Vygotsky, a linguagem existe desde o momento em que nascemos, visto que é através dela que interagimos com nosso meio e com os demais indivíduos.
A classificação correta das afirmativas é:

a.
F - V - F

b.
V - F - F

c.
V - V - F

d.
F - V - V

Correta. Apenas a afirmativa I é falsa.

1 Resposta

Gtxhpbk

nanajjajajjajjajjahahhah

Explicação:

ajjajajjajkqooakanbbba

0

Mais perguntas de Pedagogia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.