A identificação do patógeno causador de uma infecção bacterian...

A identificação do patógeno causador de uma infecção bacteriana é de suma importância para que se consiga fechar um diagnóstico, escolher o tratamento adequado e ainda se orientar em relação aos riscos de contágio. Sendo assim, o laboratório de Análises Clínicas desempenha papel chave no processo de diagnóstico. A técnica de coloração de Gram, um método simples, barato e rápido, é rotineiramente realizado, pois, saber se um microrganismo é Gram positivo ou Gram negativo é o primeiro passo para sua identificação.
Sobre a coloração de Gram e a classificação das bactérias em Gram positivas e Gram negativas, julgue os itens a seguir.

I. O princípio da técnica de coloração de Gram baseia-se nas diferenças de estrutura da membrana citoplasmática das bactérias Gram positivas e Gram negativas.
II. Por apresentar peptideoglicana pouco espessa, os microrganismos Gram negativos são lavados pelo álcool e corados pela fucsina, por isso apresentam coloração vermelha.
III. Os cocos Gram positivos são mais susceptíveis que os Gram negativos aos antimicrobianos, que atuam diretamente na síntese da parede celular.
IV. Os cocos Gram positivos apresentarão coloração roxa ao serem observados ao microscópio, pois se coram pelo primeiro corante que é a fucsina e não se coram pelo segundo que é o Cristal violeta.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

a.
II e IV

b.
III e IV.

c.
III.

d.
II.

e.
I e IV.

0 Respostas

Gabriela Lacerda está aguardando sua ajuda.

Mais perguntas de Biologia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.