Com relação aos atuais conhecimentos sobre as mutações silenciosas observadas nos diferentes seres vivos, é possível inferir que:
A-somente nos organismos unicelulares ocorrem esse tipo de mutação que promove alteração na síntese proteica.
B-nos seres humanos, os estudos mais recentes mostram que tais alterações estão vinculadas a distúrbios genéticos.
C-essas alterações genéticas, embora observadas em diferentes formas de vida, não interferem na síntese de proteínas.
D-em organismos unicelulares, as mutações silenciosas alteram o perfil genético, mas não afetam a produção de proteínas.
E-não há indícios que mutações silenciosas possam alterar a síntese de proteínas em seres humanos ou em outras formas de vida.
1 Resposta
Entende-se por mutação qualquer mudança, geralmente ao acaso, que ocorre no material genético, mais especificamente no DNA.
As mutações alteram a estrutura do DNA, composto por nucleotídeos. Essa mudança pode resultar na síntese de uma proteína com função alterada. O DNA é constituído por íntrons - como regiões não codificantes - e éxons - regiões ditas “codificantes”-. Ou seja: trechos que contêm informação para a síntese de proteínas.
Os genes presentes nos éxons são transcritos em RNA e, posteriormente, traduzidos em uma sequência de aminoácidos que dão estrutura e função à proteína. Sua sequência é determinada exatamente de acordo com os códons presentes no RNAm.
Portanto, mudanças no material genético ocasionam a formação de um RNA mensageiro que contém códons diferentes. Assim, poderá levar à síntese de uma proteína chamada de proteína mutada, com sequência de aminoácidos diferente da que deveria ter.
Para melhor entender o processo de mutação genética, são necessários conhecimentos básicos sobre as moléculas de DNA e RNA, bem como os processos de replicação, transcrição e síntese protéica
Mais perguntas de Biologia
Top Semanal
Top Perguntas
Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.