DESCREVER a diferença no protocolo de tratamento entre os carb...

DESCREVER a diferença no protocolo de tratamento entre os carbamatos e organofosforados.
Você precisará descrever os diferentes protocolos de tratamento utilizados para intoxicação por carbamatos e de organofosforados.

1 Resposta

Anita Simões

Os carbamatos e organofosforados são muito utilizados na fabricação de inseticidas e pesticidas, podendo causar diversos graus de toxicidade ao ser humano.

A maioria das intoxicações por esses agentes ocorre após exposição acidental dérmica, oral ou respiratória. E apesar desses diferirem estruturalmente, agem inibindo a atividade da colinesterase.

No entanto, os carbamatos são eliminados de forma espontânea após 48h da exposição e os organofosforados, são ligados à colinesterase de maneira irreversível, necessitando de tratamento medicamentoso.

Protocolo de desintoxicação por carbamatos e organofosforados:

As principais vias de desintoxicação dos inseticidas carbamato são a hidrólise e a oxidação. Assim, o manejo médico da intoxicação por carbamato consiste em medidas de suporte e tratamento antídoto específico, ou seja, o composto anticolinérgico atropina.

O tratamento definitivo para a intoxicação por organofosforados é a atropina, em conjunto com pralidoxima ou outras oximas de piridínio, que compete com a acetilcolina nos receptores muscarínicos.

Para saber mais sobre os perigos do uso de inseticidas e pesticidas, acesse: 28795272

Toda Matéria
0

Mais perguntas de Biologia

Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.