Respeitar as diferençasSó respeitando as diferenças se consegue afastar o fantasma do preconceito e formar jovens mais tolerantes Muitos
professores que trabalham em escolas públicas de periferia comentam que as turmas, com o passar dos anos, vão
"clareando". Grosseira, a expressão indica que há menos alunos negros na 7ª e 8ª séries do que na 1ª.
A cruel constatação, no entanto, não significa o reconhecimento de que existe preconceito na escola. Pesquisa
realizada pela professora Irene Sales de Souza, da Universidade Estadual Paulista, em Franca, mostrou que 83% dos
200 entrevistados negaram já ter presenciado situações de discriminação no ambiente escolar, apesar de todos
serem unânimes em afirmar que existe racismo no Brasil! Por isso, está mais do que na hora de abordar essa difícil
questão em sala de aula e evitar que mais crianças (sobretudo da raça negra) desistam de estudar. "A discriminação
afeta a autoestima do estudante. Isso se reflete no aprendizado e é uma das causas da evasão", confirma a
pesquisadora Ana Maria de Niemeyer, professora do Departamento de Antropologia da Universidade Estadual de
Campinas.
Lutar contra o preconceito é uma decisão que precisa ser encampada pela coletividade, não é uma responsabilidade
só de quem é discriminado. "Se a intervenção não é feita, sempre haverá problemas para a sociedade como um
todo", analisa a consultora educacional Isabel Santos, do Centro de Estudo das Relações de Trabalho e
Desigualdades. Para combater essa triste realidade, a instituição está promovendo o prêmio Educar para a Igualdade
Racial, que valoriza iniciativas criativas, desenvolvidas dentro da escola, com o objetivo de promover a pluralidade
cultural e acabar com o racismo.
Atividade
1- De acordo com o texto, como pode se conseguir afastar o preconceito e formar jovens mais tolerantes?
2- Na pesquisa apresentada no texto acima, o que significa dizer que as turmas de 7º e 8º , com o passar dos anos,
vão "clareando"?
3- Segundo a pesquisa por que é importante abordar a questão da discriminação na escola?
4- Qual é o objetivo do estudo da pluralidade cultural nas escolas?
professores que trabalham em escolas públicas de periferia comentam que as turmas, com o passar dos anos, vão
"clareando". Grosseira, a expressão indica que há menos alunos negros na 7ª e 8ª séries do que na 1ª.
A cruel constatação, no entanto, não significa o reconhecimento de que existe preconceito na escola. Pesquisa
realizada pela professora Irene Sales de Souza, da Universidade Estadual Paulista, em Franca, mostrou que 83% dos
200 entrevistados negaram já ter presenciado situações de discriminação no ambiente escolar, apesar de todos
serem unânimes em afirmar que existe racismo no Brasil! Por isso, está mais do que na hora de abordar essa difícil
questão em sala de aula e evitar que mais crianças (sobretudo da raça negra) desistam de estudar. "A discriminação
afeta a autoestima do estudante. Isso se reflete no aprendizado e é uma das causas da evasão", confirma a
pesquisadora Ana Maria de Niemeyer, professora do Departamento de Antropologia da Universidade Estadual de
Campinas.
Lutar contra o preconceito é uma decisão que precisa ser encampada pela coletividade, não é uma responsabilidade
só de quem é discriminado. "Se a intervenção não é feita, sempre haverá problemas para a sociedade como um
todo", analisa a consultora educacional Isabel Santos, do Centro de Estudo das Relações de Trabalho e
Desigualdades. Para combater essa triste realidade, a instituição está promovendo o prêmio Educar para a Igualdade
Racial, que valoriza iniciativas criativas, desenvolvidas dentro da escola, com o objetivo de promover a pluralidade
cultural e acabar com o racismo.
Atividade
1- De acordo com o texto, como pode se conseguir afastar o preconceito e formar jovens mais tolerantes?
2- Na pesquisa apresentada no texto acima, o que significa dizer que as turmas de 7º e 8º , com o passar dos anos,
vão "clareando"?
3- Segundo a pesquisa por que é importante abordar a questão da discriminação na escola?
4- Qual é o objetivo do estudo da pluralidade cultural nas escolas?
1 Resposta
As afirmativas I e III estão corretas;
Explicação:
I– Conclusão do Ensino Médio: 55,8% de brancos e 40,3% de negros e pardos, sendo que, em média, os negros estudam dois anos a menos do que os brancos (fonte do IBGE 2018).
III – O relatório publicado em 2010 pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) aponta que a pobreza atinge potencialmente a população negra e isso se deve principalmente a omissão do poder público que insiste em não enxergar essa realidade;
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