Sabemos que ao colocarmos óleo e água num mesmo recipiente ele...

Pmvirtual Liz

Sabemos que ao colocarmos óleo e água num mesmo recipiente eles formam duas fases distintas. Ao homogeneizar o recipiente podemos observar que as duas fases são misturadas e por um breve período parece que obtemos uma solução onde o óleo se solubiliza em água. Contudo, rapidamente esta “solução” se desfaz e vemos novamente o óleo separar da água e as duas fases distintas novamente são visíveis. Contudo, quando esse procedimento é repetido na presença de um detergente (também poderia ser um sabão) vemos novamente mistura das duas fases. Contudo, ao parar a agitação, as fases não voltam a se separar e água e óleo permanecem formando uma única fase. a) Como podemos explicar esse resultado?
b) Como o sabão é capaz de provocar esta mudança?
c) Como você explicaria o processo de remoção de sujeira por sabões? d) Como sabões, sabonetes e detergentes podem ajudar na eliminação de microrganismos e alguns tipos de vírus como o SARS-Cov-2 que estejam em contato com nossa pele?

1 Resposta

Ao levarmos um botijao de gas, parace tratar-se de um liquido, pois dentro do botijao o gas de cozinha esta a uma alta pressao em que se torna liquido.

Vejamos mais informacoes a respeito do GLP, Gas Liquefeito de Petroleo, ou gas de cozinha:

O GLP é um dos sub-produtos do petróleo como a gasolina, diesel e os óleos lubrificantes, sendo retirado do mesmo através de refino em uma refinaria de petróleo. Torna-se liquefeito apenas quando é armazenado em botijões ou tanques de aço em pressões de 6 a 8 atmosferas (6 a 8 kgf/cm²).

Para sua armazenagem são utilizados recipientes fabricados em aço de várias capacidades volumétricas e formas. Na construção desses recipientes utilizam-se materiais com capacidade mecânica para aguentar pressões de até 17 kgf/cm².

0

Mais perguntas de Biologia

Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.